Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Dilma anuncia redução ainda maior na tarifa de energia

Dilma anuncia redução ainda maior na tarifa de energia

458780Com informações do Blog do Planalto

A presidenta Dilma Rousseff afirmou ontem (23), em um pronunciamento de rádio e TV, que, a partir desta quinta-feira, passará a vigorar a redução de 18% na tarifa de energia para os consumidores residenciais. Para o comércio e a indústria, a diminuição será de até 32%. O corte é ainda maior do que o anunciado pela presidenta em setembro de 2012: que era de 16,2% para residências e até 28% para a indústria:

“A primeira vez que isso acontece no Brasil”, afirmou.

Dilma também disse que o Brasil é um dos poucos países que ao mesmo tempo reduz a tarifa de luz e aumenta a produção de energia e alfinetou indiretamente os partidos de oposição e a imprensa empresarial, que têm tentado ressuscitar o fantasma do apagão neste início de ano:

“Surpreende que desde o mês passado, algumas pessoas, por precipitação, desinformação ou por algum outro motivo, tenham feito previsões sem fundamento, quando os níveis dos reservatórios baixaram e as termelétricas foram acionadas normalmente. As térmicas são acionadas todos os anos para suprir a demanda elétrica, quando o nível dos reservatórios baixa nos períodos sem chuva. Isso é normal, usual, seguro e correto”. A presidenta ainda foi enfática ao garantir que não existe “nenhum risco de racionamento no curto, no médio e no longo prazo. O Brasil vive uma situação segura na área de energia, desde que corrigiu, em 2004, as grandes distorções que havia no setor elétrico”.

A presidenta ressaltou que os investimentos permitirão dobrar, em 15 anos, a capacidade instalada de energia elétrica. Segundo ela, a redução vai permitir a ampliação do investimento, aumentando o emprego e garantindo mais crescimento para o país e bem-estar para os brasileiros:

“Temos baixado juros, reduzido impostos, facilitado o crédito e aberto, como nunca, as portas da casa própria para os pobres e para a classe média. Ao mesmo tempo, estamos ampliando o investimento na infraestrutura, na educação e na saúde”.

Dilma afirmou ainda que o Brasil se aproxima cada vez mais do dia em que a miséria estará superada. Ela destacou que apenas nos últimos dois anos, mais 19,5 milhões de brasileiros saíram da extrema pobreza e aproveitou para, mais uma vez, mandar um recado para as oposições partidárias e midiáticas:

“Neste novo Brasil, aqueles que são sempre do contra estão ficando para trás, pois nosso país avança sem retrocessos, em meio a um mundo cheio de dificuldades. Somente construiremos um Brasil com a grandeza dos nossos sonhos quando colocarmos a nossa fé no Brasil acima dos nossos interesses políticos ou pessoais”, finalizou.

Assista abaixo a íntegra do proninciamento da presidenta
Assista o vídeo clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=vab0_LlItD8

Veja também

Luizianne destaca papel da militância nas eleições internas do PT de Fortaleza

No domingo, 07, o Partido dos Trabalhadores de Fortaleza realizou seu processo de eleição de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook