Notícias
Home / Temas / Internacional / Dilma é eleita presidenta do Banco dos Brics

Dilma é eleita presidenta do Banco dos Brics

O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como Banco dos Brics, anunciou nesta sexta-feira (24) que a ex-presidenta Dilma Rousseff é sua nova presidenta. Ela substituirá Marcos Troyjo, ligado ao ex-ministro da Economia Paulo Guedes.

Mauro Pimentel / AFP

O anúncio ocorre dias antes da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a China, que foi adiada nesta sexta-feira devido a problemas de saúde. Ainda assim, o presidente deve participar da cerimônia de posse de Dilma como nova líder do NBD, na sede do Banco em Xangai.

Fundado em 2014 durante a cúpula do Brics em Fortaleza, a instituição é formada por recursos dos países do bloco econômico: Brasil, Rússia, Índia, China e África. Em 2021, o NBD negociou e admitiu Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai como seus novos países-membros. Estes novos países, contudo, são sócios minoritários e não possuem tantas ações do Banco como as nações dos Brics.

Brasil, Rússia, Índia, China e África ofereceram, cada um, US$ 10 bilhões durante a fundação do Banco.

A instituição financeira afirma ter como prioridade “projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável que impulsionam o crescimento econômico e melhorem a vida das pessoas em nossos países membros”.

De acordo com o NBD, já foram aprovados 96 projetos que totalizam US$ 32,8 bilhões. No Brasil, o Banco tem investimentos no sistema de saneamento básico de Manaus, na expansão do fornecimento de água potável em Pernambuco, entre outras ações.

Via Brasil de Fato

Veja também

A penúltima revolução da Europa

Na data dos 50 anos da Revolução dos Cravos fica a sugestão de leitura do …

Comente com o Facebook