Notícias
Home / Temas / Internacional / Dilma é eleita presidenta do Banco dos Brics

Dilma é eleita presidenta do Banco dos Brics

O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como Banco dos Brics, anunciou nesta sexta-feira (24) que a ex-presidenta Dilma Rousseff é sua nova presidenta. Ela substituirá Marcos Troyjo, ligado ao ex-ministro da Economia Paulo Guedes.

Mauro Pimentel / AFP

O anúncio ocorre dias antes da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a China, que foi adiada nesta sexta-feira devido a problemas de saúde. Ainda assim, o presidente deve participar da cerimônia de posse de Dilma como nova líder do NBD, na sede do Banco em Xangai.

Fundado em 2014 durante a cúpula do Brics em Fortaleza, a instituição é formada por recursos dos países do bloco econômico: Brasil, Rússia, Índia, China e África. Em 2021, o NBD negociou e admitiu Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai como seus novos países-membros. Estes novos países, contudo, são sócios minoritários e não possuem tantas ações do Banco como as nações dos Brics.

Brasil, Rússia, Índia, China e África ofereceram, cada um, US$ 10 bilhões durante a fundação do Banco.

A instituição financeira afirma ter como prioridade “projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável que impulsionam o crescimento econômico e melhorem a vida das pessoas em nossos países membros”.

De acordo com o NBD, já foram aprovados 96 projetos que totalizam US$ 32,8 bilhões. No Brasil, o Banco tem investimentos no sistema de saneamento básico de Manaus, na expansão do fornecimento de água potável em Pernambuco, entre outras ações.

Via Brasil de Fato

Veja também

Estamos com Lula! Nota conjunta das coordenações dos Núcleos do PT no exterior

O Partido dos Trabalhadores defende a coexistência pacífica entre o povo judeu e o povo …

Comente com o Facebook