Notícias
Home / Temas / Eleições / Diretório Nacional aprova conjunto de iniciativas para eleições 2024

Diretório Nacional aprova conjunto de iniciativas para eleições 2024

As resoluções definiram o Dia “D” das pré-candidaturas, recursos para mulheres e candidaturas negras e o lançamento de um movimento nacional de mobilização.

Em reunião realizada nesta terça, 26, com alguns poucos participantes na sede em Brasília e os demais pela plataforma Zoom, o Diretório Nacional debateu sobre a conjuntura atual e aprovou uma “Nota Política”, que pode ser lida no link: https://pt.org.br/veja-aqui-a-nota-do-diretorio-nacional-do-pt-em-26-de-marco-de-2024/ .

O Diretório Nacional do PT aprovou, ainda, um conjunto de resoluções sobre as eleições municipais deste ano. Também foi apresentado um informe sobre o jantar de aniversário dos 44 anos do PT, uma atividade de arrecadação de fundos, que foi plenamente satisfatória.

A abertura do ponto de conjuntura contou com uma explanação muito interessante do Marcio Pochmann, atual presidente do IBGE, um  tanto prejudicada pela péssima conexão da internet a partir de onde ele estava. A intervenção retomou os grandes ciclos de transformações da economia brasileira desde o final do século XIX, passando pelos anos 30 do século passado até os dias atuais. Introduziu a ideia de “populações sobrantes” , sem alocação estável no mundo do trabalho, vagando sem perspectivas de futuro e alvo fácil para ideias estapafúrdias.

O Partido decidiu lançar o movimento “Em cada canto um Brasil mais feliz”, voltado à mobilização da militância nas cidades. “Já queremos começar a partir de 15 de abril. Queremos acertar as agendas dos ministros para eles estarem presentes nas diversas regiões nas noites de sexta e finais de semana”, comenta a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann. Leia aqui como participar : Movimento “Em cada canto um Brasil mais feliz” mobiliza militância | Partido dos Trabalhadores (pt.org.br)

Também ficou definido que, no final de semana dos dias 6 e 7 de abril, todas as direções municipais farão reuniões para fechar o mapa das pré-candidaturas do PT. A data está sendo chamada de “Dia D”. A ideia é transformar o final de semana em um grande mutirão de planejamento das campanhas e candidaturas. Veja como participar: Eleições 2024: “Dia D” do PT mobiliza pré-candidatos (as) para mutirão de planejamento | Partido dos Trabalhadores

Foi aprovada a constituição de uma Comissão de Heteroidentificação do PT, com o objetivo de certificar junto ao TSE quais as candidaturas negras, notadamente relacionada com a repartição do Fundo Eleitoral. Leia aqui: https://democraciasocialista.org.br/wp-content/uploads/2024/03/PROPOSTA-DE-RESOLUCAO-PESSOAS-NEGRAS-2.pdf

O acesso aos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) vai ser planejado pela direção do Partido a partir do cumprimento, pelas direções municipais, de um conjunto de prazos e orientações estabelecidas em um calendário. Confira aqui: https://democraciasocialista.org.br/wp-content/uploads/2024/03/resolucao-de-calendario-para-as-eleicoes-de-2024-26mar2024-6.pdf

Veja também

Com Lula, pobreza e extrema pobreza recuam em 25 estados e no DF

Estudo do Instituto Jones dos Santos Neves revela que 8,6 milhões de brasileiros deixaram linha …

Comente com o Facebook