Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / EDÉLCIO VIGNA, PRESENTE! | Democracia Socialista

EDÉLCIO VIGNA, PRESENTE! | Democracia Socialista

Recebemos hoje a triste notícia da morte do companheiro Edélcio Vigna. Nascido em Sorocaba (SP) em 20 de março de 1950, Edélcio era graduado em História (Unesp – Assis), Mestre em Ciência Política (IPOL/UnB) e Doutor em Ciências Sociais.

Edélcio foi assessor de gabinete da Câmara dos Deputados, da Comissão Parlamentar do MERCOSUL e do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC). Coordenou o GT de Agricultura Familiar da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (REBRIP), foi Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Diretor de Planejamento e Orçamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal (SEDEST).

Atualmente assessorava a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (UNICOPAS), onde teve uma atuação na luta pelo cooperativismo e pela economia solidária. Quem trabalhou com ele sempre fala: “Pessoa absolutamente competente e de uma delicadeza ímpar”.

De espírito socialista, Edélcio Vigna dedicou-se à construção e à aproximação entre os movimentos de esquerda. Era filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 2008 e militante da Democracia Socialista. Admirador de uma boa escrita e leitura tinha um blog onde escrevia e deixava sua impressão da vida. Destacamos um trecho de um texto do nosso querido companheiro Edélcio, que demonstra a sua sensibilidade, respeito e sede por um mundo melhor e mais justo.

O tempo, que tinge nossos cabelos de branco, nos ensina a escrever sem ódio ou mágoa. Tenho lido artigos inflamados de adjetivações e frases cansadas que se fazem parecer inteligentes. Respeito as diversas posições políticas. Creio que sem essa diversidade a história política não avançaria. Só me desagrada a grosseria, que ofende a língua portuguesa e a inteligência dos leitores

Aos familiares e aos amigos e amigas, nossos sentimentos e solidariedade.

Edélcio Presente!

Coordenação da Democracia Socialista do Distrito Federal

Brasília/DF, 1º de setembro de 2020

MST lamenta a morte de Edélcio Vigna

Lamentavelmente perdemos mais uma vida, consequência da ausência de politicas públicas, que ele tanto defendia.

O MST lamenta profundamente o falecimento do companheiro Edélcio Vigna, vítima da Covid-19. Edélcio era um cientista social, criterioso, dedicado, comprometido com as causas do povo brasileiro,  contribuiu sempre com os movimentos populares, do campo e da cidade.

Mas tinha uma paixão especial com a reforma agrária e com os bens da natureza que deveriam ser para o bem comum!    Participou do INESC.   Nos ajudava na assessoria legislativa  em atividades no parlamento.

Atualmente assessorava a Unicopas em temas do cooperativismo solidário e da produção de alimentos saudáveis. Suas análises sobre o Parlamento brasileiro, publicadas pelo Inesc ainda na década de 1990, são até hoje referência para os estudos sobre a formação de bancadas parlamentares, sobretudo a bancada ruralista.

Não há como mensurar a perda de um companheiro.

Manifestamos nossas condolências a seus familiares e amigos e amigas.

Lamentavelmente perdemos mais uma vida, consequência da  ausência de politicas publicas, que ele tanto defendia.


Edelcio Vigna, presente!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Veja também

Nem só de notícia boa vive o militante! | Joaquim Soriano

O Diretório Nacional também aprova propostas equivocadas. Péssimas para a democracia partidária. Após o longo …

Comente com o Facebook