Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Editorial 23 edição do Jornal

Editorial 23 edição do Jornal

Jornal DS 23. Editorial da 23a edição do jornal Democracia Socialista/Em Tempo, que volta a circular após dois anos e meio, no ano em que a DS completa seus 30 anos de história.

Democracia Socialista/Em Tempo volta após um período sem circular. E volta no aniversário de 30 anos da Democracia Socialista, bem marcados pela vitoriosa IX Conferência Nacional realizada em Brasília, em abril deste ano. Também, às vésperas do quarto PED (Processo de Eleições Diretas) e do 4o Congresso do PT, que têm como desafio organizar políticamente o partido para a grande disputa de 2010. Retomar nosso jornal nessa conjuntura ganha mais atualidade.

Nossa IX Conferência decidiu retomar o jornal DS com um caráter de organizador coletivo da nossa opinião política sobre as principais questões da conjuntura desde o ponto de vista da intervenção do PT (e da nossa intervenção no seu interior e nos movimentos sociais). Ele deve conter ainda uma contribuição no que toca à formação.

Temos o desafio de produzir uma opinião política coletiva e democrática, substantiva, sobre um conjunto de questões, e dar tratamento editorial adequado a ela, em um ritmo compatível com a periodicidade mensal. Além disso, o jornal precisa circular, ser um instrumento de organização amplo, e ser impresso regionalmente. Isso tudo exige uma organização bastante mais desenvolvida que a atual. O jornal, por óbvio, deve estar em sintonia com as demais resoluções da Conferência. Assim, devemos nos propor a incorporar, nas elaborações dos artigos e na divulgação mais ampla no PT, os/as companheiros/as da Mensagem ao Partido.

Organizar uma opinião política tem duplo sentido. O mais clássico é aquele de organizar uma força militante em torno de uma posição política e no sentido de ter posições, de discuti-las de forma mais clara e sistemática, de testá-las no debate partidário e na luta política. Sendo uma corrente orgânica do PT, essa tarefa se associa a outra, que é a de, com o jornal, contribuir para construir opiniões políticas socialistas no partido.

Circularemos as primeiras três edições iniciais buscando acertar e completar o projeto editorial. Para isso, as opiniões dos leitores são muito bem vindas: enviá-las para  contato@democraciasocialista.org.br, tendo como assunto JORNAL. A edição estará disponível, na íntegra, aqui no site para imprimir e circular.

Bem-vindo de volta!

Veja também

Paineis reúnem especialistas para explicar avanço da extrema-direita no mundo | Henrique Nunes

Iniciativa do Centro de Análise da Sociedade Brasileira da FPA, o CASB, terá quatro mesas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook