Democracia Socialista

Eleições 2016: orientações e guias para o candidato ou filiado ao PT

Partido organizou materiais de apoio jurídico, um banco de políticas públicas, um curso online, além de um site com dicas para campanha mais criativa.

Com o intuito de apoiar e dar suporte aos seus pré-candidatos, o PT reuniu diversos materiais de apoio ao período eleitoral. Abaixo, elencamos as principais iniciativas:


Banco de políticas públicas 

No portal da Escola Nacional de Formação do PT, está disponível o banco de políticas públicas.

São experiências desenvolvidas por prefeituras petistas em todo o país. O banco será permanentemente alimentado com informações recolhidas junto aos coordenadores dos projetos indicados pelas prefeitas e prefeitos, a partir das seguintes diretrizes:

Desenvolvimento Sustentável
Participação Cidadã e Controle Social
Políticas Sociais e de Realização de Direitos
Gestão Ética, Democrática e Eficiente
Gestão do Território

E contemplando os seguintes temas:

Assistência jurídica, Comunicação social, Criança e adolescente, Cultura, Desenvolvimento local, Educação, Esporte e lazer, GLBT – Gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais; Gênero, Geração de trabalho e renda, Gestão e planejamento, Habitação e urbanização de favelas, Inclusão digital, Indígenas, Jovens, Meio ambiente, Participação social, Política agrícola e agrária, Políticas compensatórias, Portadores de necessidades especiais, Promoção de igualdade racial, Recursos humanos, Requalificação profissional, Saneamento, Saúde, Segurança alimentar, Segurança pública, Terceira Idade, Transporte e trânsito, Turismo.

 

Manual jurídico e documentação necessária

O Diretório Nacional produziu um Manual de Orientações Jurídicas com as normas para essas eleições já considerando as mudanças na legislação eleitoral.

Na cartilha, o pré-candidato pode esclarecer dúvidas sobre as regras para a pré-campanha e campanha, o que é permitido durante a arrecadação e o que foi vetado, além das principais datas do calendário eleitoral. Já neste arquivo, estão listados todos os documentos necessários para a candidatura.

Curso de Formação das pré-candidaturas a Vereador e a Vereadora para as eleições de 2016

O PT, em parceria com a Fundação Perseu Abramo (FPA), organizou um curso para aqueles interessados em candidatar-se ao cargo de vereador e vereadora este ano. São sete aulas, com carga total de 35 horas. Cada aula inclui um vídeo de 15 minutos, a leitura de um texto de 8 a 10 páginas e a realização de uma atividade de fixação. Após o curso, a FPA emite um certificado.

O curso abordará temas como ética partidária para as eleições 2016, debate sobre a cidade, papel do candidato na organização da campanha e organização, com planejamento a agenda da campanha. Também serão explicadas as mudanças na legislação eleitoral e o papel da comunicação e das mídias sociais.

Ja a Escola Nacional de Formação do PT está oferecendo cursos presenciais em diversas capitais. Neste fim de semana, ocorrem os dois últimos encontros, em Aracaju (SE) e Recife (PE). As inscrições devem ser feitas nos Diretórios Estaduais de onde ocorrerão os cursos.

Dicas de campanhas criativas 

O GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral) do Diretório Estadual do PT  em São Paulo preparou uma série de dicas sobre como produzir materiais criativos. Na página, o pré-candidato poderá encontrar tutoriais sobre como fazer um vídeo com o celular, além de técnicas de edição e pós-produção dessas gravações. Também estão disponíveis dicas sobre o uso de redes sociais, produção de material para materiais de divulgação e desenho de sites. Aqui, também é possível baixar as logomarcas do PT e jingles.

 

Orientações sobre convenções

Neste documento, estão as orientações para as convenções, que devem acontecer até o dia 5 de agosto. Entre as recomendações estão: lavrar a ata das convenções e a lista de presença assinada pelos convencionais em livro aberto e rubricado pela Justiça Eleitoral; e digitalizar, imprimir e assinar a ata em duas vias para apresentação ao Juízo Eleitoral competente no prazo de 24 horas após a realização da convenção.

Para facilitar o procedimento, o diretório disponibilizou, também, um modelo de ata, que pode ser localizado no mesmo documento. As convenções poderão ser realizadas gratuitamente em prédios públicos.

Da Redação da Agência PT de Notícias