Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Equador: Dr. Rosinha elogia estabilidade democrática e consistência constitucional

Equador: Dr. Rosinha elogia estabilidade democrática e consistência constitucional

478111Do site do PT

O deputado federal, Dr.Rosinha (PT-PR) acompanhou o processo eleitoral no Equador como observador internacional e informou à TVPT que mesmo, com um histórico de profundas crises políticas, o país conseguiu demonstrar que adquiriu estabilidade política e consistência institucional.

“O Conselho Nacional Eleitoral, que é quem organiza a campanha no Equador, é um conselho de vida nova e deve ter mais ou menos uns seis anos de existência. E baseado na nova Constituição e nas novas leis eleitorais eles tiveram uma preocupação enorme com alguns pontos: Primeiro demonstrar a isenção do Conselho; segundo fazer com que as eleições fossem a mais democrática possível, e terceiro que fosse bastante transparente para que não tivesse absolutamente dúvida quanto a fraudes”, enfatiza.

No último dia 17 os equatorianos se dirigiram às urnas e reelegeram em primeiro turno o atual presidente Rafael Correa com 56,7% dos votos válidos. Para o parlamentar não resta dúvida que a eleição foi transparente, e acima de tudo, representou a vontade popular do povo equatoriano.

“Nós tivemos antes da eleição quatro dias de debates, de organização, de conhecimento da Constituição e da lLei, e nesses quatros dias estavam convidados todos os candidatos a presidente que eram oito. Para que estes candidatos fossem lá não para falar do seu programa de governo, mas falar aquilo que nós observadores teríamos que observar”.

Assista o vídeo clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Yw-flD6nNiA

Veja também

Diretório Nacional aprova conjunto de iniciativas para eleições 2024

As resoluções definiram o Dia “D” das pré-candidaturas, recursos para mulheres e candidaturas negras e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook