Vereadora mais jovem da história de Caxias do Sul, a petista Estela Balardin reassumiu suas atividades na Câmara Municipal no dia 12 de julho. A parlamentar esteve afastada por 100 dias para tratamento de saúde. Em seu primeiro pronunciamento em plenário, Estela expressou sua gratidão a todas as pessoas que manifestaram apoio e solidariedade durante todo seu período de recuperação, mas fez questão de ressaltar o papel que o SUS teve para salvar sua vida. A vereadora recebeu cuidados médicos no Hospital Geral de Caxias do Sul, que é 100% SUS.
Em entrevista ao Programa Gaúcha Hoje Serra, Estela destacou que esse período de afastamento evidenciou o quanto é importante ocupar o espaço parlamentar e reafirmou suas pautas prioritárias: “Eu tenho como carro-chefe a assistência social por eu ser estudante de Serviço Social, pela importância que eu vejo na Fundação de Assistência Social (FAS), no SUS”. Ela também falou da sua alegria de retomar o trabalho de rua: “A questão das nossas comunidades, do movimento comunitário, dos nossos bairros é algo importante para o mandato. Eu ganho vida quando estou na rua, tendo esse contato e diálogo”.
Outra pauta prioritária da vereadora, a defesa da saúde pública, ganhou novo significado para o mandato. Em discurso lido na tribuna, Estela lembra o atendimento recebido da equipe médica e de enfermagem do Hospital Geral. “Se não fosse o atendimento pelo SUS, eu poderia não estar aqui”, comentou.
Confira o vídeo do pronunciamento:
Comente com o Facebook