O CSI parabeniza os trabalhadores e empregados da Fábrica de Automóveis Volkswagen, em Chattanooga, Tennessee, EUA, pelo seu voto histórico a favor da adesão ao sindicato United Auto Workers (UAW).
Trata-se do primeiro voto a favor da sindicalização numa fábrica de automóveis no sul dos EUA, desde a década de quarenta. Quase 75% dos trabalhadores votaram a favor da representação sindical.
O UAW intensificou os seus esforços para organizar as fábricas de automóveis do sul, tradicionalmente relutantes em sindicalizar-se. Como parte do plano para organizar cerca de 150 mil trabalhadores e operários de fábricas de automóveis, que não têm representação sindical, estão marcadas eleições para o próximo mês nas fábricas da Mercedes-Benz em Vance e Woodstock, Alabama.
O secretário-geral da CSI, Luc Triangle, declarou a este respeito: “Esta vitória na Volkswagen não é apenas uma vitória para os seus trabalhadores; é uma inspiração para a criação de locais de trabalho mais democráticos nos EUA, nas Américas e no resto do mundo”. E segue: “Como a nossa Campanha Pela Democracia deixa claro, o local de trabalho é onde a democracia é forjada e a partir de onde ela se estende para enriquecer a sociedade e adquire a legitimidade necessária para exigir maior responsabilização das instituições globais”.
Para ele, “esta votação capacitará os trabalhadores de Chattanooga a exigirem as condições justas e o respeito que merecem através da negociação coletiva. Felicito-os por esta vitória histórica e o movimento sindical global está com eles”. E conclui: “Os trabalhadores de todo o mundo e dos Estados Unidos podem sentir-se encorajados e inspirados por esta votação. É possível superar velhas barreiras e beneficiar das claras vantagens oferecidas pelos locais de trabalho democráticos e organizados sindicalmente. Apoiamos os trabalhadores que aproveitam o impulso desta vitória histórica para alcançar os direitos democráticos e a representação no local de trabalho.”
Comente com o Facebook