A FMLN (Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional) divulgou uma nota oficial com suas primeiras avaliações sobre a derrota sofrida nas eleições legislativas e municipais do último domingo (11). O partido de oposição ao governo de Mauricio Funes, a direitista Arena (Aliança Republicana Nacionalista), conquistou a maioria das cadeiras no Congresso e ainda conseguiu eleger Norman Quijano como prefeito da capital do país, San Salvador.
A FMLN, que governa o país desde 2009, obteve 31 cadeiras no Congresso, enquanto a Arena conquistou 33. Esse resultado aponta para a necessidade da formação de um governo de coalizão para continuar a avançar com as mudanças sociais que vem implantando no país. Para garantir a maioria no Legislativo, o partido terá que se aproximar da GANA (Grande Aliança pela Unidade Nacional), que obteve 11 cadeiras na votação.
Na nota, a FMLN reconhece a derrota e diz que fará uma grande avaliação interna para buscar as razões da derrota e corrigir os rumos do partido. Apesar do revés, a Frente comemorou a vitória em cerca de 90 municípios do país, muitos dos quais serão governados pela agremiação de esquerda pela primeira vez.
Leia abaixo a nota oficial da FMLN
Nota da Comissão Política da FMLN sobre as eleições de 11 de março de 2012 (Tradução: Rodrigo Mathias)
A Comissão Política da FMLN divulga suas primeiras avaliações sobre os resultados, conclusões e perspectivas em relação ao recente evento eleitoral.
1. Parabenizamos o povo salvadorenho pela sua manifestação de civilismo, expressa em sua participação no exercício do direito de escolher seus representantes nos governos locais e na Assembléia Legislativa.
2. Parabenizamos a militância da FMLN, seus simpatizantes e colaboradores pelo enorme esforço realizado em toda a campanha eleitoral, que se encerrará com a contagem dos votos.
3. Agradecemos a toda a população salvadorenha que confiou em nós ao voltar em nosso partido e nossas candidaturas.
4. Reconhecemos os resultados eleitorais preliminares sujeitos à contagem definitiva, que foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral que informam que obtivemos uma votação 2.9% menor que a do nosso principal adversário.
5. Destacamos a importante vitória do nosso partido e do nosso povo ao ganhar as eleições em 90 municípios, entre os quais se incluem, entre outros: Acajutla, Nuevo Cuscatlán, San Luis La Herradura, Quelepa, Mercedes Umaña e La Palma, que pela primeira vez serão governados pela FMLN. Em meio a essa vitória também reconhecemos que perdemos algumas importantes cidades em todo o país.
6. Expressamos ao povo salvadorenho que aceitamos os resultados com maturidade e responsabilidade, que vamos analisar com cabeça fria suas causas e as lições deste processo, para fazer a readequações que são necessárias e possíveis, com o compromisso de trabalhar melhor para a busca das soluções dos grandes problemas do país.
7. À nossa militância que tem sido testada nas vitórias e nas adversidades, pedimos que se comprometam a fazer uma avaliação responsável, com espírito autocrítico, colocando acima de tudo a unidade do partido como condição necessária para nos mantermos na rota das transformações.