O Fórum Nacional de Democratização da Comunicação construiu, em seu processo de plenária nacional, a plataforma “A comunicação que queremos para os municípios”. O objetivo é dialogar e comprometer as candidaturas nas eleições deste ano com a construção de políticas públicas democráticas de comunicação nos territórios.
O documento estrutura-se a partir de três princípios básicos: a defesa da democracia, a transparência na gestão pública e a participação popular. A partir destes, elenca um conjunto de propostas divididas em três eixos: Políticas Públicas de Comunicação Democrática para a Cidade; Comunicação Institucional do Poder Público Municipal; e Infraestrutura tecnológica e proteção de dados. De acordo com o FNDC é preciso compreender a “ importância do direito à comunicação para a sociedade, tem como propósito ampliar as condições de acesso à informação como premissa.”
O FNDC congrega entidades e movimentos que atuam na área da comunicação nos diferentes estados brasileiros. Integram a sua coordenação executiva a CUT, a CNTE, a Abraço, a Fenaj, entre outras organizações. A Marcha Mundial de Mulheres integra o conselho deliberativo do fórum.
Faça o download da plataforma clicando AQUI