Isolda Dantas, Secretária de Cultura de Mossoró, na análise de conjuntura, fala das 4 vitórias do PT e uma quinta vitória contra o projeto do neoliberalismo e pontua os diversos desafios para os próximos anos: “fazemos análise de conjuntura para mudar a nossa realidade”, diz Isolda.
Anderson Campos, da Secretaria de Formação do PT Nacional, coloca que teoria e prática são essenciais para compreender o marxismo que não deve ser lido com ortodoxia, mas como fonte para o processo de construção de uma nova estrutura de sociedade livre do machismo, racismo, da homofobia com autonomia para a classe trabalhadora. A auto organização das mulheres é fundamental para construir um mundo de igualdade. “Apoiar a luta feminista é dever de toda militância socialista”, disse Conceição Dantas, da Marcha Mundial das Mulheres durante a discussão sobre o feminismo. As juventudes universitárias, secundaristas, trabalhadores e trabalhadoras, da cidade, da periferia e do campo saíram com a certeza de que a auto organização da juventude não se resume às causas juventudistas, mas é preciso transformar a sociedade por inteira.
Lidiane Samara, presidenta do DCE UERN e da Juventude da Democracia Socialista do RN, que também organizou o encontro, afirma a importância deste momento para integrar e fortalecer a organização da juventude no partido: para nós, da democracia socialista, estes momentos de formação são fundamentais para pensarmos na nossa atuação trazendo uma nova cultura política para contribuir com a sociedade, com o partido livre das opressões e desigualdades”.
Gabriel Medeiros presidente do DCE da UFRN, afirma a importância da continuidade da formação e transformar em um espaço permanente e necessário para a DS do RN.
Chacon, assessor parlamentar, reitera a necessidade da JDS manter firme no partido, no movimento estudantil e demais espaços político na construção de uma nova cultura política.
Atalo, presidente do CA do curso Licenciatura em Educação no Campo, avaliou como muito positivo esse momento para a juventude negra e do campo e reafirma: “essa é a corrente política que escolhi para fazer militância e a cada formação tenho a certeza que fiz a escolha correta”.
Ao fim do encontro, jovens, com irreverência e alegria, fizeram um grande círculo cantando: “Por um PT de massas, internacionalista. PT pra construir democracia socialista”! – com o compromisso de não deixar de fortalecer a revolução Democrática, sempre!
Veja aqui as fotos!