Do Opera Mundi
Representantes das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do governo colombiano retomam nesta segunda-feira (08/04) a terceira rodada de negociações em busca de um acordo de paz para o país.
A reunião terá como agenda questões como reforma agrária, preservação de direitos para guerrilheiros e participação política do grupo revolucionário na Colômbia. As reuniões serão realizadas em Havana, capital cubana.
Autoridades de Cuba, do Chile, da Venezuela e da Noruega farão a mediação da reunião. Os negociadores deverão avaliar todas as pautas discutidas nos últimos encontros.
O Parlamento colombiano instaurou comissões de paz incluindo especialistas de El Salvador e da Guatemala para que demonstrem as experiências bem-sucedidas em seus países sobre a implementação de acordos para encerrar os conflitos.
As negociações em Havana começaram em novembro passado e, desde então, segundo autoridades do governo e das FARC, “nunca houve na história do conflito um avanço tão grande na direção de um acordo”.
“Passamos das aproximações aos acordos sobre um processo de desenvolvimento rural profundo”, afirmou o ex-vice-presidente Humberto de la Calle, líder da equipe do governo, na última negociação, que aconteceu no mês passado.
Um dos principais pontos do diálogo envolve a recuperação de terras colombianas de posse ilegal e acesso por parte dos camponeses que carecem de local para trabalhar ou que possuem terra, porém de maneira insuficiente. Colômbia e as FARC concordam na “necessidade de atualizar o cadastro rural e criar incentivos para uma melhor utilização do solo”.
Comente com o Facebook