Notícias
Home / Temas / Brasil / Governo Lula divulga balanço dos seis primeiros meses de gestão

Governo Lula divulga balanço dos seis primeiros meses de gestão

O Brasil voltou ao mapa do mundo e trabalha para sair do mapa da fome. Reconhecimento internacional aliado ao retorno dos programas sociais que promovem inclusão e combatem às desigualdades. Estão de volta o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Mais Médicos, Brasil Sorridente e Farmácia Popular, entre tantos outros. O presidente Lula se reuniu com líderes de mais de 40 países e organizações internacionais e transnacionais dentro e fora do País. O Fundo Amazônia foi retomado com 3,1 bilhões de reais. A União Europeia anunciou 10 bilhões para a produção de hidrogênio verde e foram formalizados acordos comerciais com países como a China (50 bilhões) e Emirados Árabes (12,5 bilhões); e linha de crédito para a saúde com o Japão (1 bilhão).

 Aos poucos vai se restabelecendo um novo ciclo virtuoso da economia com mais renda, mais consumo e mais empregos, impulsionados pelo aumento real do salário mínimo, a redução dos preços de alimentos e combustíveis e o aumento da taxa de isenção do imposto de renda.  O combate à fome voltou a ser uma política de Estado, com o aumento de repasses do Bolsa Família, o novo Programa de Aquisição de Alimentos, o Plano Safra Agricultura Familiar e o reajuste nos repasses da alimentação escolar para estados e municípios. O respeito aos direitos humanos e o combate às desigualdades de renda, raça e gênero entraram definitivamente na pauta do País. Foram criados os ministérios da Mulher, da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas e sancionada a lei da igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens, além do anúncio do pacote de igualdade racial e a volta da demarcação e homologação de terras indígenas. 

Estas e outras informações estão disponíveis na publicação de balanço dos seis meses de governo organizada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Nela você acessa os dados das diferentes áreas, temas e ministérios. A versão completa está disponível para download AQUI. Se você preferir, pode acessar uma versão resumida AQUI.

Veja também

Com Lula, pobreza e extrema pobreza recuam em 25 estados e no DF

Estudo do Instituto Jones dos Santos Neves revela que 8,6 milhões de brasileiros deixaram linha …

Comente com o Facebook