A nota abaixo foi enviada pela presidência do grupo Asa Branca com relação a declaração do governador Cid Gomes. Confira:
NOTA DE DESAGRAVO
Fortaleza, 11 de outubro de 2012
“Nós do Grupo de Resistência Asa Branca – GRAB, organização não-governamental, fundada em 1989, sem fins lucrativos, apartidária, que defende a livre orientação sexual e que desenvolve diversas ações nas áreas da Saúde, Educação e Cultura, em benefício de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (população LGBT); e de pessoas vivendo com HIV/Aids, vem se manifestar em decorrência de declarações feitas na data de ontem pelo Exmo. Sr. Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, comparando a tendência política da prefeita de Fortaleza, Exma. Sra. Luizianne Lins, a Doença Sexualmente Transmissível (DST), em meio à campanha eleitoral para prefeitura da cidade:
Acreditamos que a campanha eleitoral seja um momento propício para se pensar e propor políticas públicas de saúde, incluindo políticas de enfrentamento as DST e Aids, em nossa cidade, e não para através de declarações infelizes, não só não levar esse debate, mas ironizar com a questão, que afeta milhares de cidadãos/ãs em nossa cidade e Estado, e que merecem respeito e atenção dos poderes públicos.
Essa declaração, inclusive, resvala para uma discriminação para com as pessoas que vivem com DST e Aids, e que há cerca de 30 anos, desenvolvem um movimento social ativista por direitos humanos, saúde e enfrentamento da Aids.”
Francisco Pedrosa, presidente
Entenda o caso
Na última quarta-feira (10) – durante discurso feito para cerca de 200 pessoas – o Governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), chamou a DS, corrente à qual pertence a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins e o candidato do PT à Prefeitura do Município, Elmano de Freitas, jocosamente de DST. Elmano enfrenta no segundo turno das eleições na cidade o candidato do PSB, Roberto Cláudio.
O caso foi noticiado pela primeira vez no blog do Felipe Patury, no site da Revista Época.