As inscrições para a nova edição do projeto VER-SUS Brasil (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil) vão até o próximo dia 10 de janeiro. O programa tem a finalidade de promover o contato e aproximar acadêmicos da realidade nos serviços da rede pública de saúde.
O objetivo do Ministério da Saúde é levar cinco mil alunos de graduação para vivenciar a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em diversos municípios do Brasil. O programa foi lançado no último dia 09 de novembro, durante o 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária.
Ao organizar os alunos em grupos multiprofissionais, o MS pretende garantir uma experiência integrada dos diversos setores do SUS, fugindo do isolamento de estágios restritos às áreas vinculadas ao exercício de cada profissão.
Para os estudantes, a novidade está sendo muito comemorada como uma forma de qualificar a formação e ampliar os debates realizados em sala de aula:
“O movimento estudantil luta pela melhoria da educação, mas a extensão sempre fica em último lugar. Se a universidade quer transformar, precisa estar perto da comunidade e isso acontece por meio da extensão. Com o VER-SUS, vamos garantir o contato com a vida real e ampliar as discussões para melhorar a qualidade da saúde pública”, explicou a vice-presidente nacional da UNE, Clarissa Alves de Cunha.
O projeto não se destina exclusivamente aos estudantes de graduações da área da saúde, qualquer estudante universitário pode participar dessa experiência de vivência no cotidiano do SUS, basta realizar a inscrição pelo site.
Mais informações: