Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Iris Carvalho é a nova Secretária Estadual da JPT-RS

Iris Carvalho é a nova Secretária Estadual da JPT-RS

128938Por Rodrigo Mathias

A candidata da chapa Avante! no Rio Grande do Sul, Iris Carvalho, foi eleita, neste domingo (30), para a Secretaria Estadual da JPT-RS. Mais votada já no primeiro turno, com um total de 111 votos, Iris afirmou que a organização e a formação dos jovens petistas serão o ponto central da sua gestão:

“A conquista dos 20% de participação dos jovens nas instâncias partidárias trouxe um protagonismo maior para a juventude do partido, o que implica em uma maior responsabilidade para a JPT. Formar quadros de juventude, qualificados para ocupar as áreas de direção, deve estar entre as grandes prioridades da nossa atuação no próximo período”, disse.

Em segundo lugar no pleito ficou João Paulo Farina, da CNB, com 47 votos, seguido por Roberto Fleck da chapa “A Esperança é Vermelha”, com 28.

A chapa que apresentou a candidatura da companheira Iris, “Sonhos, Lutas e Utopias”, foi também a mais votada, conquistando 108 votos. Além dos militantes da Democracia Socialista, a chapa contava com o apoio dos companheiros do Movimento PT, Esquerda Democrática e PT Amplo.

Apesar de defender uma maior qualificação na forma de realização dos congressos da JPT, a nova secretária se mostrou bastante satisfeita com o evento:

“O saldo político deste congresso foi bastante positivo. Conseguimos garantir uma mobilização significativa, contando inclusive com a presença de um grande número de secretários municipais recém-eleitos. O mais importante, porém, é que este foi um congresso de intensa discussão política e não apenas de disputa pela secretaria”, sentenciou.

Entre as primeiras ações de sua gestão está a realização de pelo menos duas grandes campanhas públicas: Uma contra o extermínio da juventude e a outra pela defesa do papel da UERGS como a grande organizadora de uma educação de caráter popular e universal para o Estado.

Já com relação ao governo Tarso Genro, Iris apontou quatro eixos principais para o incremento das políticas públicas de Juventude: A criação da Secretaria Estadual de Juventude, aumentando o alcance e o orçamento da atual Coordenação de Juventude; a implementação do “Bolsa Juventude”, ajuda de custo para que o jovem possa se dedicar ao estudo ao invés de trabalhar; a construção de um centro de Referência da Juventude e a potencialização do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) no Rio Grande do Sul.

A eleição da companheira Iris foi muito comemorada pela candidata da tese Avante! à Secretaria Nacional da JPT, Joanna Paroli:

“A vitória de uma jovem feminista, em um Estado tão importante como o RS, é mais um grande passo para a ampliação do protagonismo das mulheres dentro do PT”, disse a companheira que acompanhou com muito entusiasmo as notícias do pleito gaúcho mesmo estando geograficamente longe, pois participou do congresso da juventude pernambucana, realizado no mesmo fim de semana.

Além desses dois congressos, Joanna destacou a participação dos companheiros de chapa nos congressos do Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Amazonas, Amapá, Distrito Federal e Pará, fortalecendo ainda mais sua campanha para a Secretaria Nacional.

Essa é a terceira Secretaria Estadual conquistada por membros da chapa Avante!. Além de Iris, Daniel Gaspar venceu no Rio de Janeiro e Maycon Silva, no Piauí.

 

* Rodrigo Mathias é jornalista.

Veja também

Diretório Nacional aprova conjunto de iniciativas para eleições 2024

As resoluções definiram o Dia “D” das pré-candidaturas, recursos para mulheres e candidaturas negras e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook