Notícias
Home / Temas / Internacional / Jornada lança Carta aos Povos Pela Integração da América Latina e do Caribe

Jornada lança Carta aos Povos Pela Integração da América Latina e do Caribe

Cerca de 4 mil militantes vindos de mais de 20 países da América Latina e do Caribe e de outras regiões do mundo participaram da Jornada Latinoamericana e Caribenha de Integração dos Povos, realizada entre 22 e 24 de fevereiro em Foz do Iguaçu, no Paraná).

O encontro resultou na aprovação da “Carta aos povos pela integração da América Latina e do Caribe”, lida na plenária final realizada no dia 23 de fevereiro. O documento destaca a resistência dos povos da região ao avanço capitalista e imperialista e a necessidade de uma integração regional que responda às necessidades concretas da população, com uma perspectiva que responda à construção coletiva de uma transição justa, popular e feminista.

A carta enfatiza a solidariedade aos povos de Cuba, Venezuela e Haiti, bem como à Palestina, em sua luta contra o imperialismo colonialista. “Expressamos nosso total apoio e solidariedade ao presidente Lula na denúncia do genocídio na Palestina. Se Lula é persona non grata, o povo latino-americano é persona non grata para Israel. Viva o povo palestino! Viva o presidente Lula!”.

Por fim, as organizações reafirmaram o compromisso de continuar mobilizadas em todo o continente em diferentes datas e a convocar e organizar em unidade uma grande Cúpula dos Povos no âmbito da COP 30, a ser realizada em novembro de 2025, em Belém do Pará, no Brasil.

Leia a seguir a carta completa, ou clique AQUI para fazer o download.

Veja também

A penúltima revolução da Europa

Na data dos 50 anos da Revolução dos Cravos fica a sugestão de leitura do …

Comente com o Facebook