Notícias
Home / Temas / Internacional / Jornada Latino-Americana de Integração espera mais de 2 mil pessoas em Foz do Iguaçu

Jornada Latino-Americana de Integração espera mais de 2 mil pessoas em Foz do Iguaçu

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, o Centro de Convenções da Prefeitura de Foz de Iguaçu será palco da Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos, que reunirá militantes e lideranças de diversos países do continente. De acordo com a organização da jornada, são aguardados mais de dois mil participantes entre  movimentos populares, lideranças políticas, intelectuais, acadêmicos, parlamentares e representantes governamentais. Até esta quarta-feira, 14, já havia participantes inscritos vindos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, México, Noruega, Panamá, Paraguai, Peru,Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. O ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, também já confirmou presença. 

Na pauta da jornada, a concertação de uma agenda unitária de lutas para o continente. “Queremos construir uma agenda para ação continental com muita unidade, a partir de temas que são muito caros para os movimentos sociais, Partidos e governos progressistas nos diferentes países, como a defesa da democracia, a segurança alimentar, a livre circulação das pessoas e a transição energética justa, para citar alguns exemplos”, informa Rafael Freire,  secretário-geral da Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA), uma das entidades organizadoras do evento.

A situação enfrentada em Cuba, no Haiti e na Argentina também receberá atenção nos debates da Jornada.  A ascensão da extrema-direita na Argentina vem sendo acompanhada com muita apreensão, pelo conjunto de ataques que estão sendo patrocinados contra os trabalhadores e trabalhadoras daquele país.  A situação de emergência no Haiti e a crise de abastecimento em Cuba exigem a solidariedade de todo continente.

Programação:

22 de fevereiro 

Lugar : Centro de Convenções CECONFI, Rua Jardim Alegre esq Av das Cataratas – Foz do Iguaçu

9h – Mística e Ato de Abertura

10h – CONFERÊNCIA: “Crise Sistêmica do Capitalismo e as Ameaças para a Paz e a Soberania dos Povos” (Transmissão ao vivo)

14h às 17h30 – Mesas de trabalho simultâneas

20h – Jornada político-cultural de Solidariedade. Cuba Vive e Resiste!

23 de fevereiro 

Lugar : Centro de Convenções CECONFI, Rua Jardim Alegre esq Av das Cataratas – Foz do Iguaçu

8h – Mistica

8h30 – CONFERÊNCIA: “Desafios da integração latino-americana e Caribenha (diálogo com partidos políticos, parlamentos, governos e movimentos)”

13h a 16h: Mesas de trabalho simultâneas

16h a 18h: Plenária final e leitura do documento final

19h30: Ato Político com autoridades (Transmissão ao vivo)

21h30: Encerramento. Festival cultural

Veja também

A penúltima revolução da Europa

Na data dos 50 anos da Revolução dos Cravos fica a sugestão de leitura do …

Comente com o Facebook