Democracia Socialista

Juarez Guimarães recebe homenagem na Câmara de Vereadores de BH

Com informações do site do deputado Reginaldo Lopes

Em uma cerimônia marcada pela emoção, o professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Juarez Guimarães, recebeu o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte na última quinta-feira (31). A iniciativa da homenagem foi do vereador Adriano Ventura (PT).

Em seu discurso, emocionado, o companheiro Juarez Guimarães, que é membro da Direção Nacional da DS, agradeceu aos presentes e fez referências aos amigos e personalidades que contribuíram com sua formação política, humana e intelectual. Lembrou a luta pela democracia, em especial pelo socialismo democrático, interrompida pelo golpe Militar de 64, e retomada posteriormente. “As lutas pelo socialismo criam entre nós tantas comunidades de destinos que vão se ampliando ao longo da vida, tantas pessoas que tivemos a oportunidade de encontrar e muitas delas estão aqui hoje”.

E completou. “A militância socialista nasceu do duro enfrentamento da ditadura militar. Temos a consciência de que estamos imersos num círculo nacional de emancipação do povo brasileiro que foi brutalmente interrompido em 64, mas que soube reorganizar as suas razões na história e prossegue até os dias de hoje”.

Para Guimarães, o socialismo democrático é a cristalização da democracia e, apesar de não haver mais ditadura, o povo brasileiro não é soberano, não está bem representado nas instituições democráticas. O professor reforçou que se o país está próximo de eliminar a miséria absoluta, ainda convive com uma das maiores desigualdades sociais do mundo, onde não há repartição da propriedade, da renda e do acesso a bens públicos. “O socialismo democrático é o enigma não resolvido do povo brasileiro em seu processo histórico de emancipação”.

Finalizando, Guimarães destacou a esperança que o move, a esperança equilibrista, crítica, capaz de reconhecer e superar os próprios erros, esperança no povo, esperança democrática, capaz de criar outra vida. “A esta esperança dediquei os últimos 40 anos e pretendo continuar dedicando, ao lado dos grandes companheiros de geração”.

Depoimentos

Propositor da honraria, Ventura destacou as qualidades que fazem de Guimarães um grande exemplo e destacou a militância petista de mais de 40 anos. “Somos do PT com muito orgulho e somos da corrente Mensagem ao Partido, nos aproximamos pelo zelo aos mais pobres, pela simplicidade, pela luta por aqueles que não têm vez e voz. Juarez é um militante na Academia, no PT, nos movimentos sociais, na juventude, nas nossas correntes, na luta social, pela dignidade humana e pela preservação ambiental”, disse.

O presidente do PT mineiro, o deputado federal Reginaldo Lopes também parabenizou Guimarães pela justa homenagem.  “Juarez é exemplo da capacidade de manter o diálogo e promover o encontro geracional. Sua militância diária e prática está sempre combinada com uma capacidade de pensar que nos enriquece e transforma a vida das pessoas. Que possamos sempre aprender com este nosso grande orientador”, afirmou.

O ex-ministro Patrus Ananias, amigo de longa data de Guimarães, deu um depoimento sobre a dimensão política, intelectual e humana do professor da UFMG. “Lutamos por uma sociedade justa e digna e Juarez preserva esse idealismo permanente e sabe que nós precisamos recuperar a dignidade da palavra socialismo. Juarez é um socialista comprometido com a democracia participativa, que confia no povo e nos mecanismos da democracia direta. Não há liberdade fora do espaço político. A liberdade é uma construção dentro do estado e da sociedade politicamente organizada”, salientou.

Entre os presentes na homenagem estavam os deputados estaduais Adelmo Leão, André Quintão, Paulo Lamac e Rogério Correia, os vereadores Pedro Patrus e Juninho Paim, a presidente da CUT Beatriz Cerqueira, o ex-vereador Betinho Duarte e da diretora da União Estadual dos Estudantes (UEE) de Minas, Moara Saboia.