Nos dias 13, 14 e 15 de março, a Juventude do Partido dos Trabalhadores de Fortaleza realizará o I Acampamento da Juventude do PT Fortaleza e Região Metropolitana, no Centro de Ensino e Treinamento em Extensão – Cetrex/Ematerce, em Caucaia, cidade localizada a 12 km de Fortaleza.
Adelle Azevedo Ferreira
O acampamento contará com a presença de mais de cem jovens filiados/as ou simpatizantes do PT. Surgiu a partir da demanda das juventudes por mais espaços de formação sobre a política partidária e o próprio PT. Como forma de fortalecer o partido, foi idealizada a atividade em forma de acampamento, priorizando o resgate da identidade partidária e das bandeiras de luta da JPT. Por isso, será um espaço livre de machismo, do racismo, da Lesbo/Gay/Bi/Transfobia e de qualquer outra forma de opressão.
O Acampamento será um momento para promover o intercâmbio entre as diversas realidades vivenciadas pelos/as jovens, além de ser um espaço de formação, articulação política, discussão e produção cultural. Temas como “O PT, o Brasil e as juventudes: uma história de transformações”, “A construção do socialismo no Partido dos Trabalhadores” e Reforma Política farão parte das rodas de conversa e debates. Serão realizadas ainda oficinas de cunho artístico-político como o estêncil, que faz uma interface entre a cultura urbana e a reflexão sobre as injustiças e opressões cotidianas. Haverá ainda atividades culturais com DJs e bandas locais. Afinal, “se não posso dançar, esta não é minha revolução”.
O objetivo desse momento de formação é fortalecer o protagonismo juvenil no PT e empoderar jovens lideranças petistas. Ampliamos, desta forma, o diálogo com as cotas estabelecidas dentro do PT, que prevê 20% de jovens até 29 anos na composição das instâncias do partido. Ainda é grande o nosso desafio sobre as cotas para a juventude. O PT está envelhecendo e é preciso, de fato, dar vez e voz a juventude dentro das instâncias partidárias, de forma a renovar quadros dirigentes e dinamizar o diálogo com esta parcela da sociedade. Nosso desafio maior, certamente, passa por também voltar a encantar as juventudes para o nosso programa partidário. Por isso, pensamos ainda em aprofundar as discussões sobre o PT, sua organização e concepções.
Também é objetivo deste primeiro acampamento, discutir uma agenda para a juventude do PT Fortaleza, que hoje é oposição a um governo municipal que cotidianamente desconstrói as políticas públicas de juventude executadas pelas gestões do PT.
Neste processo de pensar em como voltar a encantar a juventude, recuperamos espaços e metodologias que foram importantes na organização não apenas das juventudes brasileiras, como das juventudes internacionais. Por isso, resgatamos o espírito do Festival Latino Americano das Juventudes, nossa referência em Fortaleza, na qual protagonizamos, por duas vezes, importantes debates sobre os rumos e desafios da juventude latino-americano. Desta forma, entendemos que os acampamentos e festivais são importantes espaços organizadores da nossa juventude na luta pela construção de uma sociedade democrática, anticapitalista, antineoliberal, antirracista e antipatriarcal.
Adelle Azevedo Ferreira, estudante de engenharia ambiental, é Secretária de Juventude do PT-Fortaleza