Notícias
Home / Temas / Brasil / Liberdade não existe sem igualdade, inclusive na luta sindical

Liberdade não existe sem igualdade, inclusive na luta sindical

Liberdade não existe sem igualdade, inclusive na luta sindicalPor Rosane Silva, publicado originalmente no site da CUT *

A Central Única dos Trabalhadores – CUT – nasceu em 1983, afirmando que é possível construir outra estrutura sindical brasileira. Para nós a unidade de classe, a democracia, a liberdade e a autonomia são pressupostos insubstituíveis para a organização da classe trabalhadora que tem em sua estratégia a construção de uma nova hegemonia na sociedade, uma hegemonia democrática e popular. Para tanto, defendemos o direito à livre organização sindical e a igualdade no interior do movimento sindical.

A luta pela liberdade sindical

Somos oriundos de um movimento de contraposição à estrutura sindical oficial, de afirmação da liberdade sindical e da defesa da democracia de base. Foi com esses pressupostos que construímos a CUT, defendendo a liberdade de organização e negociação coletiva, a organização a partir da base e construindo as lutas salariais ao lado das lutas populares.

Para reafirmar essa luta, a CUT lançou o Plebiscito Nacional sobre o Fim do Imposto Sindical. Consideramos que o atual financiamento da estrutura sindical brasileira é autoritária e antidemocrática porque os trabalhadores não decidem livremente em suas assembleias de base como será feito este desconto. Na atual estrutura, todo o ano é descontado de toda a classe trabalhadora formal um dia de nossos salários. Defendemos que os próprios trabalhadores possam, em suas assembleias de base, definir que valor cada um vai contribuir para o seu sindicato e não algo compulsório como é feito hoje.

Isso significa que nós defendemos sim que tenha alguma forma de financiamento da estrutura sindical brasileira. Mas este financiamento deve ser feito pelos próprios trabalhadores, e não os absurdos que existem hoje na estrutura brasileira: além do Imposto Sindical, ainda muitos sindicatos descontam a taxa confederativa.

Defendemos uma nova contribuição vinculada à negociação coletiva. Não necessariamente precisa ter fechado o acordo coletivo para ter o desconto da taxa negocial, mas a contribuição deverá ser aprovada em assembleia de base.

Este novo modelo de financiamento exigirá que o sindicato cumpra o papel de mobilizador e de negociador dos interesses da classe. Também defendemos a livre sindicalização, que é hoje uma das formas mais democráticas de sustentação da estrutura sindical.

Sindicato combativo, que está no cotidiano da sua categoria e da luta social e política do nosso país, não deve temer o fim do Imposto Sindical. Os trabalhadores de sua base de representação não terão nenhuma dúvida de definir em sua assembleia de base a contribuição através da Taxa Negocial.

Se desejamos outra estrutura sindical, acabar com o imposto sindical não basta. Queremos que os trabalhadores e trabalhadoras possam se organizar nos locais de trabalho, portanto a OLT é uma luta antiga e constante na nossa prática sindical.

Lutamos para acabar com a intervenção do Estado sobre a nossa estrutura sindical, que se dá de várias formas, como a proibição das greves – inclusive penalizando as entidades sindicais que realizam greves justas e necessárias para avançar em direitos – e os interditos proibitórios, que são hoje uma realidade no cotidiano da nossa ação sindical.

A luta pela igualdade no movimento sindical

Queremos que a estrutura sindical brasileira seja o espelho da classe trabalhadora. Para isso, a CUT já nasce percebendo que a classe trabalhadora tem dois sexos e as mulheres são parte importante da classe. Sofremos discriminação e opressão brutal na sociedade brasileira. Para romper com esta realidade, é importante organizar as mulheres trazendo-as para a luta social e política. Para que, de fato, as mulheres estejam presentes nos seus sindicatos e na Central Sindical é importante que o movimento sindical construa mecanismos nesta perspectiva.

Por isso, em 1986 a CUT cria um espaço de auto-organização das mulheres no interior da nossa central através de uma Comissão e depois em 2003 transformada em Secretaria. Em 1993, percebendo que a criação de um espaço de auto-organização não era suficiente a CUT aprova o mecanismo das cotas de gênero, como forma de impulsionar a nossa presença no espaço sindical. E agora, em 2012, a CUT novamente se desafia a debater e aprovar a paridade de gênero nos espaços de direção da nossa central, sendo novamente pioneira na defesa das mulheres como sujeitos de direitos políticos.

Para a CUT, portanto, lutar por outra estrutura sindical livre e autônoma não é somente lutas pelo fim do Imposto Sindical. É reafirmar que somos uma Central de fato democrática, que queremos construir outra sociedade, na qual os trabalhadores e trabalhadoras sejam de fato plenos em direitos.

* Rosane Silva é secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT e membro da Coordenação Nacional da DS.

Veja também

Estrangeiros controlam no Brasil área equivalente a um Alagoas inteiro | Caio de Freitas Paes

Dados do Incra mostram expressivas propriedades de grupos estrangeiros em estados de agro, garimpo e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook