Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Livro conta a história do 8 de março

Livro conta a história do 8 de março

Nos 100 anos do Dia Internacional da Mulher, a SOF (Sempreviva Organização Feminista) e a Editora Expressão Popular lançam o livro AS ORIGENS E A COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES, de Ana Isabel Álvarez González, traduzido do espanhol. A obra aborda o movimento das mulheres socialistas do final do século XIX e início do século XX, e ajuda a conhecer a história do 8 de março.

Diversas são as histórias que tentam contar a origem do Dia Internacional das Mulheres, comemorado no dia 8 de março ao redor do mundo.

Conhecer as motivações e desvendar os mitos e os fatos que deram origem ao 8 de março é o que nos traz o livro de Ana Isabel Álvarez González, agora traduzido para o português. A pesquisa realizada pela autora vai a fundo conhecer a história do movimento de mulheres socialistas do final do século 19 e início do século 20. Revela embates e contradições dentro do movimento socialista quanto ao reconhecimento da importância da igualdade entre os sexos e da libertação das mulheres.

A luta das mulheres reivindicava o direito ao voto, seu reconhecimento como portadoras de bens e direitos, o acesso ao trabalho e ao espaço público.

Ao se completar um século desde que as mulheres socialistas reunidas em Copenhague aprovaram a proposta do Dia Internacional das Mulheres, a recuperação do significado dessa data é uma contribuição importante para a reflexão sobre os desafios, as formas de organização e as reivindicações que mobilizam a luta das mulheres ainda hoje.

A autora relata também os acontecimentos do trágico e marcante incêndio em uma fábrica nos Estados Unidos, no qual mais de cem operárias foram mortas. Tal evento foi de suma importância para o desenvolvimento do movimento operário estadunidense, porém, a autora desconstrói o mito que o vincula à criação do Dia Internacional das Mulheres.

O livro AS ORIGENS E A COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES será lançado dia 13 de Março, às 16h, em Várzea Paulista-SP (Av. Projetada, ao lado do Espaço Cidadania e da Prefeitura) durante a 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres.

Veja também

Labirinto da extrema direita | Luiz Marques

A classe e a ideologia racista não são as únicas categorias da consciência. A “liberdade de expressão” é o ardil utilizado para propagar o terraplanismo impunemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook