Home / Temas / Brasil / Livro discute trabalho indecente da juventude

Livro discute trabalho indecente da juventude

O mundo do trabalho é, frequentemente, alvo de investigações acadêmicas ou de esforços descritivos que buscam compreendê-lo melhor,  nas particularidades de cada momento histórico, e assim, instrumentalizar a militância sindical para os embates da luta de classes.

Neste início de século XXI, um elemento fundamental do mundo do trabalho é a questão da juventude – seja pela necessidade de trabalhar e suas nuances, seja pela ausência de trabalho ou sua precarização. Para contribuir com esse debate, o sociólogo Anderson Campos, especialista em Economia do Trabalho e assessor político da CUT, lança o livroJuventude e ação sindical: Crítica ao trabalho indecente, buscando problematizar de que forma se dá a inserção dos jovens no mercado de trabalho e os impactos dessa presença para a luta por “trabalho decente”, bandeira do movimento sindical em defesa de direitos trabalhistas e contra a flexibilização, precarização e informalização do trabalho.

Prefaciado pelo economista Márcio Pochmann, presidente do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), o livro aborda temas atuais como a questão do estágio, as políticas públicas de proteção da juventude e a sindicalização de trabalhadores dessa faixa etária. “O assunto sindical também se torna estratégico para uma massa juvenil que envolve cerca de 50 milhões de brasileiros”, afirma Pochmann.

Arthur Henrique, presidente nacional da CUT, destaca que “a baixa estruturação do mercado de trabalho brasileiro afeta mais fortemente os jovens, que na média, tem uma inserção precária, instável e insegura; e talvez o mais grave dessa inserção precária no presente, seja o futuro”.

De acordo com o autor, a intenção do trabalho é buscar uma ação sindical de jovens integrada à agenda do sindicalismo combativo, e ao mesmo tempo, que essa ação possibilite a renovação da mesma agenda.

Editado por Letra e Imagem (http://letraeimagem.com.br), o livro estará disponível a partir de novembro. Cada exemplar custa R$15, e podem ser negociados valores promocionais para pacotes acima de 30 exemplares. Interessados devem contatar Anderson Campos através do endereço eletrônico andersoncampos@yahoo.com.

***
Compareça ao lançamento de JUVENTUDE E AÇÃO SINDICAL: CRÍTICA AO TRABALHO INDECENTE, de Anderson Campos:

São Paulo
23 de novembro, terça-feira, 19h
Bar Clube da Cana – Rua Barão de Tatuí, 272, Santa Cecília.

Brasília
25 de novembro, quinta-feira, 19h
Bar Olê Olá – 410 norte, bloco E

Rio de Janeiro
26 de novembro, sexta-feira, 18h30min
Sisejufe-RJ (Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do RJ) – Av. Presidente Vargas, 509, 11º andar, centro. Debate com a pesquisadora Elisa Guaraná. Organização: PT-RJ.

Veja também

Três projetos de resolução para os congressos estaduais | Chapa Lula Livre! Fora Bolsonaro! Governo democrático e popular!

Desde o início deste processo congressual nós, da chapa Lula Livre! Fora Bolsonaro! Governo democrático e popular, insistimos que é decisivo para o PT apresentar uma saída democrática para a crise brasileira. Essa saída passa por novas eleições e Lula Livre. Os ventos que sopram do Sul da América e dos Andes redobram a nossa confiança que a unidade da classe trabalhadora e do povo — constituindo uma aliança social e política — derrota a direita e seus programas neoliberais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook