Home / Conteúdos / Artigos / Mais um músico nos deixa | Beto Bastos

Mais um músico nos deixa | Beto Bastos

Neste último domingo, 14/06, veio a falecer o sambista Claudinho Guimarães, vítima de um infarto em sua residência. Conhecido no mundo do samba como “gente boa”, um personagem de sorriso fácil e grande coração humano. Flamenguista doente, nos deixa cedo, aos 50 anos.

Integra a ala de uma nova geração do samba. Iniciou a carreira no Rio como percussionista, seu instrumento, o pandeiro. Figura presente nas rodas de samba nas noites da Lapa junto com nomes já badalados. Figura inquieta se dedica a música e aprende a tocar cavaquinho, novo instrumento que irá acompanha-lo até o fim.

No início dessa década, destaca-se como compositor. Emplaca músicas que fazem sucesso na voz de importantes artistas. Quando a Gira Girou (Zeca Pagodinho), Mangueira é Mãe (Alcione) e Da Melhor Qualidade (Beth Carvalho), são alguns exemplos.  Inicia nesse momento sua carreira solo e lança o CD Luz de Criador . Figura atuante marcou presença no famoso Quintal do Pagodinho, referência do samba, com figuras do naipe de Paulinho da Viola, Diogo Nogueira e Moacyr Luz. Arregimentava em seus shows uma banda “nervosa”, com forte percussão e a presença de metais.

Foi um militante político. Era do PT!  Compositor do samba Lula Livre, que na voz de Beth Carvalho -possivelmente a última música cantada por ela- animou os atos de rua no período. Uma de suas últimas composições versava sobre a importância do isolamento social nessa pandemia, e trazia uma homenagem a todos os profissionais da saúde envolvidos no combate a praga.

Morou nos últimos anos em Itaipuaçu, distrito de Maricá. Coordenava na prefeitura o curso de percussão e cavaco do Projeto Cultura de Direitos da Secretaria de Participação Popular.

Figura fácil nas noites de Maricá. Numa dessas, há um mês antes do início da quarentena, o encontrei no meu ponto de cerveja. Vinha de uma aula do Projeto Cultural na Pedreira, região do centro. Bebemos ali nossa última juntos.

Descanse em paz camarada!

Veja também

Orçamento participativo nacional | Ubiratan de Souza (Bira)

Fora Bolsonaro e eleições para Presidente – Por um Governo de Participação Popular – Por …

Comente com o Facebook