Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Mandato de Neusa Cadore reúne 22 municípios em Seminário.

Mandato de Neusa Cadore reúne 22 municípios em Seminário.

Prefeitos, secretários e dirigentes municipais de vinte e dois municípios estiveram presentes em Pintadas para participar do Seminário de capacitação promovido pelo Mandato da deputada estadual Neusa Cadore, neste final de semana (16 e 17). O encontro teve como objetivo disseminar boas práticas de gestão a partir de experiências exitosas na região, subsidiar gestores públicos e equipes de governo sobre o trato com os principais desafios do mandato e o desenvolvimento de áreas estratégicas, além de oferecer orientações sobre o acesso aos programas do governo estadual.

O evento reuniu prefeitos do Território da Bacia do Jacuípe e de outras regiões do Estado, que puderam conhecer e trocar informações sobre experiências de Pintadas, Baixa Grande e Cruz das Almas. O encontro contou ainda com membros de secretarias e autarquias estaduais e federais, que apresentaram aos participantes programas e projetos que podem contribuir para o desenvolvimento dos municípios.

No dia 16, as discussões giraram em torno do tema “Desafios, Potencialidades e Articulação na construção e implementação do projeto político”, onde o prefeito Gilvan Rios, de Baixa Grande, e o prefeito anfitrião, Valcyr Rios, expuseram seus relatos de experiências acumuladas nos quatro anos de gestão. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Afonso Florence, e o Delegado Federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário também contribuíram com o debate. No segundo dia, o Secretário Estadual de Comunicação, Robinson Almeida, apresentou as principais conquistas do governo Wagner e abordou a importância da articulação e comunicação do governo com a sociedade civil.

A deputada Neusa Cadore destacou o novo processo político que a Bahia está vivendo e ressaltou a responsabilidade dos prefeitos e equipe de administrarem municípios localizados num estado que concentra os piores indicadores sociais. “Que a gente não esqueça que o fundamental não é realizar obras, mas construir um processo de consciência política e social, democrático e participativo que não permita o retorno das forças do atraso”.

Oficinas – A programação mais concorrida ficou por conta das sete oficinas temáticas que tiveram a participação de 186 pessoas distribuídas em diversas áreas. A oficina de Administração e Finanças reuniu onze prefeitos e secretários municipais de finanças que puderam tirar dúvidas sobre contabilidade, controle interno, processos licitatórios; Na oficina de Educação foi apresentada a experiência de Pintadas e 23 programas da Secretária Estadual de Educação com a presença da superintendente Eni Bastos; Na área de agricultura, o destaque foram os programas na área de agricultura familiar, com destaque para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) da Companhia Nacional de Abastecimento e o Garantia Safra. A oficina também contou com a participação de Wilson Dias, da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Territorial e de José Paulo Crisóstomo, presidente da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária; Além destas, foram realizadas oficinas de Saúde, ministrada pelo Diretor de Atenção Básica, Heider Pinto; Infraestrutura, com o assessor especial da SEDUR, Wellington Hassegawa; Desenvolvimento Social, com Analice Teixeira da Silva, ex-secretária de Cruz das Almas; e Cultura, Juventude e Gênero, com Lúcia Carvalho e Thayná Mallman, da Superintendência Estadual de Cultura.

Os participantes do encontro ainda tiraram como sugestão a formação do Fórum de Secretários de Educação e o Fórum de Secretários de Agricultura da Bacia do Jacuípe.

Municípios participantes: Pintadas, Baixa Grande, Ipirá, Brotas de Macaúbas, Ruy Barbosa, Macajuba, Coração de Maria, Nova Fátima, Capela do Alto Alegre, Cruz das Almas, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Quixabeira, São José do Jacuípe, Serrolândia, Uibaí, Capim Grosso, Mairi, Itaberaba, Jaguarari, Itaberaba, Morpará.

Veja também

Nem só de notícia boa vive o militante! | Joaquim Soriano

O Diretório Nacional também aprova propostas equivocadas. Péssimas para a democracia partidária. Após o longo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook