Com 53,96% do total de votos, Margarida Salomão (PT) foi reeleita para prefeitura de Juiz de Fora, no domingo(6). É a primeira vez, desde a redemocratização do país, que a eleição na cidade é decidida no primeiro turno. Margarida é professora universitária, foi reitora da UFJF por dois mandatos, deputada federal e em 2020 elegeu-se prefeita de Juiz de Fora.
Em suas redes sociais, a prefeita atribuiu sua reeleição ao exercício da democracia e da participação popular na cidade: “Florescemos, mais uma vez! Com alegria, recebemos a notícia de nossa eleição em primeiro turno. Resultado que coroa quatro anos de pleno exercício da democracia, de diálogo com o povo, de realizações para Juiz de Fora. Que venham mais quatro anos disso! Com alegria, com esperança, com futuro. Tudo o que nosso povo merece!”
Militante da Democracia Socialista, Margarida foi a primeira mulher eleita para a prefeitura de Juiz de Fora. No domingo conquistou dois novos feitos: a reeleição e a vitória inédita no primeiro turno nas eleições municipais. À imprensa, Margarida declarou: “Estamos fazendo história”. Ao Portal G1, ela ressaltou a participação das mulheres na política: “É uma grande honra ter sido a primeira e eu espero que muitas mulheres que venham a ser prefeitas de Juiz de Fora. Nós estamos fazendo história aqui, mas o que mais me alegra é que essa não é uma vitória individual, é uma vitória coletiva e eu quero agradecer infinitamente a cidade pela renovação da sua confiança e a gente continua a trabalhar”, disse. A prefeita chegou na semana da eleição com 65% de aprovação da sua gestão na prefeitura.