Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Marx Selvagem: livro de Jean Tible será lançado na próxima sexta

Marx Selvagem: livro de Jean Tible será lançado na próxima sexta

1137238a próxima sexta-feira (15) acontecerá, em São Paulo, o lançamento do livro Marx Selvagem, de Jean Tible. O evento será realizado no Teat(r)o Oficina (Rua Jaceguai, 520), a partir das 18h.

Durante o lançamento haverá um debate livre com a presença de Joaquim Soriano, Giuseppe Cocco, Toni Negri, Laymert Garcia dos Santos, Bianca Santana e Zé Celso.

O autor

Jean Tible é doutor em Sociologia (Unicamp), professor de relações internacionais (Fundação Santo André) e diretor de projetos da FES (Fundação Friedrich Ebert no Brasil).

Leia abaixo a apresentação do livro, feita pelo professor Laymert Garcia dos Santos

Por que ler Marx agora? E, ainda por cima, por que ler Marx Selvagem?Conheço o texto desde que ele começou a ser gestado e sempre me impressionou sua crescente atualidade. Assim, meu primeiro impulso é dizer que precisamos ler o livro de Jean Tible porque somos brasileiros, porque somos latino-americanos, porque estamos vivendo um momento singular e uma conjuntura única na América Latina. É quando aprendemos a deixar de dizer “Si, señor” para os antigos senhores de dentro e de fora do continente, que nos colonizaram durante cinco séculos. Agora não é mais só a minúscula Cuba que ousa levantar a voz. Em toda parte, no Equador, na Venezuela, na Bolívia, e last but not least no Brasil, multiplicam-se as experiências coletivas nas quais se afirma a vontade de autonomia.

Marx Selvagem tem tudo a ver com isso, é ao mesmo tempo um reflexo do e uma reflexão sobre o acontecimento latino-americano. Jean Tible foi reler o filósofo que decifrou o enigma do capitalismo, em busca do modo como surgiu e se desenvolveu em seu pensamento uma relação positiva com os povos selvagens do passado e do presente. Havia mais do que simpatia. Havia um interesse genuíno pelo modo como pensavam a questão do coletivo e como se norteavam por outros valores que não a onipresente mercadoria e seu fetiche.

Acompanhando a evolução do pensamento de Marx sobre a matéria, iluminamos de um modo diferente a aventura política latino-americana contemporânea. Trata-se do mesmo velho Marx? Sim e não. Marx continua incontornável, como bem assinalou Michel Foucault. Mas Marx Selvagem é uma novidade que tem tudo a ver conosco.

Assista abaixo a uma entrevista com o autor do livro, Jean Tible, realizada pelo companheiro Joaquim Soriano, para a TV FPA

Assista o vídeo clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=IbuDs5BMpRI

Veja também

Diretório Nacional aprova conjunto de iniciativas para eleições 2024

As resoluções definiram o Dia “D” das pré-candidaturas, recursos para mulheres e candidaturas negras e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook