Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Na passagem do ano, o Brasil em destaque | Flávio Aguiar

Na passagem do ano, o Brasil em destaque | Flávio Aguiar

Na passagem de 2022 para 2023 o Brasil teve três destaques internacionais.

O primeiro grande destaque foi a morte de Pelé, no dia 29 de dezembro. Foi uma comoção que atravessou a imprensa e as mídias de todos os continentes. Pranto geral e louvação sem fim. Para uns, “o maior futebolista de todos os tempos”. Para outros, “o maior futebolista do século XX”. Crianças nascidas na sequência, em vários países, tiveram “Pelé” acrescentado a seus nomes: esta foi, ao mesmo tempo, a mais singela e a maior homenagem ao “Rei”, aclamado como eterno, com sua consagrada camisa 10.

O segundo grande destaque foi a posse de Lula no dia primeiro do novo ano. Expressões que viralizaram: “o Brasil de volta ao mundo civilizado”; “a reconstrução do Brasil” e por aí afora. Decididamente, até o momento, foi a posse do século. O feito mais espetacular desta posse – anunciada antes – esteve na capa digital da revista alemã Der Spiegel: ao mostrar quatro personalidades do ano, a primeira à esquerda era a foto de Lula, desbancando para o segundo lugar a de Zelensky, o sempre incensado presidente ucraniano, o “herói do Ocidente” contra “a perversidade russa”.

O francês Le Monde sintetizou: “Empossado, Lula quer ser o presidente da unidade”, na manchete. Já antes, em 31 de outubro, logo depois do segundo turno, a Al Jazeera sentenciara na manchete, citando o historiador Claudio Marcos: “O nosso Fênix”, aludindo à mítica ave grega que renascia das próprias cinzas. E nas manchetes e fotos das capas da mídia mainstream internacional, ou nos vts reproduzidos à exaustão, a impressão que permanecia era a de que o Brasil também renascia das próprias cinzas torradas nos seis últimos anos. Tudo convergia para o ápice da posse, para além dos discursos e cumprimentos das autoridades internacionais ou nacionais, a entrega da faixa presidencial pelas mãos da catadora de papel Aline Sousa, de 33 anos.

O ato da entrega da faixa apontava para o terceiro destaque brasileiro desta passagem. Bem, era um destaque de nota de rodapé: as menções à vergonhosa fuga para a Flórida, nos Estados Unidos, do usurpador do Palácio do Planalto, como um rato que abandonava o navio naufragado de seu desgoverno e de seu propósito, confessado a meias em seu último pronunciamento, de encontrar um modo de impedir a posse do presidente eleito legal e legitimamente.

O que vem se seguindo a estes momentos em que se misturam lágrimas e risos de emoção, a catarse da antiga tragédia grega e a vibração dos estádios de futebol, são os decretos e medidas provisórias governamentais em que convivem a desconstrução da barbárie implantada no governo federal pelo desgoverno que ora se encerra e os vetores da reconstrução dos organismos federais que poderão enfrentar o gigantesco desafio de reencontrar-se o país com seu futuro.

A eleição de Lula e a derrota de seu oponente foram recebidas com alívio no mundo inteiro. Criou-se um fluxo inédito e surpreendente na história de nosso país e da América Latina. Os Estados Unidos, semeadores de golpes de estado no nosso continente e alhures, apressaram-se a fazer ingentes esforços para garantir a posse do eleito. Mais: enviaram um esquadrão de agentes de segurança para auxiliar na tarefa de garantir que ela se desse em clima de tranquilidade, sem sobressaltos e estertores golpistas ou atos de violência contra os eleitos. A mídia mainstream dos Estados Unidos e da Europa, que tradicionalmente olha com desconfiança para as esquerdas latino-americanas, está de namoro com o novo presidente.

Até quando durará esta lua de mel? Não se sabe. Mas é importante aproveitá-la para recriar a confiabilidade do Brasil e de sua política externa, junto com seus laços amistosos com os demais países de todas as latitudes políticas. Parodiando Vinícius, pode-se desejar não que ela seja infinita, pois tudo é finito neste mundo, mas que sugira eternidade enquanto dure.

Flávio Aguiar é Jornalista e escritor, é professor aposentado de literatura brasileira na USP. Autor, entre outros livros, de Crônicas do mundo ao revés (Boitempo).

Via Rede Estação Democracia (RED)

Veja também

Chefe da Marinha critica título de herói a João Cândido e fala em ‘reprovável exemplo’ | Matheus Tupina

(Folhapress) — O comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, criticou na segunda-feira (22) o projeto de …

Comente com o Facebook