Há um ano, nossa companheira Nalu Faria partiu, deixando enormes saudades. Abaixo as homenagens da Marcha Mundial das Mulheres e da Sempreviva Organização Feminista, com elas compartilhamos todo o potencial intelectual e militante de Nalu, que continua nos inspirando em nossa lutas.
Faz um ano que nos despedimos de nossa companheira Nalu. Com saudade, carregamos seus ensinamentos políticos: irreverência, solidariedade, internacionalismo e a construção de uma luta revolucionária que não separa o fazer e o pensar. Desde a sua partida, estamos buscando fazer novas costuras entre nós, fortalecer as linhas e os laços feministas que nos unem. Pensando nisso, juntas, criamos uma colcha que mostra nosso desejo de sonhar como Nalu Faria. Como Nalu, também temos certeza que outro mundo é possível e que ele já está sendo feito por nós.
Reunidas em nosso 3º Encontro Nacional em Natal, Rio Grande do Norte, em julho deste ano, companheiras de diversos estados do Brasil criaram seus retalhos, com seus desejos e saudades. Levamos a colcha para a rua, pelas mãos de uma diversidade de mulheres, porque era assim que a Nalu gostava de estar: em ação, misturada com as companheiras, em marcha para mudar o mundo e a vida das mulheres!
Saudades, Nalu.
Nalu Faria presente!
Dia 6 de outubro de 2023 nos despedimos da nossa querida companheira Nalu Faria. Desde então seguimos tecendo caminhos com as linhas e cores que Nalu nos deixou. As lembranças e os aprendizados que construimos juntas estão entrelaçados com o fio da saudade. Seguimos com os aprendizados que ela nos deixou, com a insistência em sonhar e lutar no presente por uma vida que vale a pena ser vivida. Nossas lutas e elaborações feministas tem a força de uma Sempreviva: Nalu Faria, presente!
Publicado originalmente em Marcha Mundial das Mulheres e em SOF.