Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / No Dia dos Professores, os educadores estão com Dilma em todo Brasil: “Nenhum direito a menos!”

No Dia dos Professores, os educadores estão com Dilma em todo Brasil: “Nenhum direito a menos!”

1672463Dia 15 de outubro é Dia do Professor e é dia dos educadores deixarem claro que estão com Dilma e não querem retrocesso na educação! Por isso, vários eventos vão acontecer simultaneamente pelo Brasil, nesta quarta, às 16h. Em São Paulo, Dilma se reúne com professores no Club Homs, na Avenida Paulista, 735, Bela Vista. Em outros 11 estados, de Norte a Sul, acontecerão eventos de apoio (veja abaixo).

Os educadores estão com Dilma para dar prosseguimento a 12 anos de uma revolução na educação: com maior inclusão e fortalecimento de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Trabalhadores da educação básica e superior dos setores público e privado escreveram uma carta de apoio em que estabelecem os princípios pelos quais acreditam que a educação deve ser conduzida. “Neste momento em que dois projetos nitidamente opostos disputam a escolha popular no segundo turno das eleições presidenciais, vimos a público expressar que a única candidatura capaz de prosseguir as mudanças necessárias e avançar no atendimento da plataforma que apresentamos é representada por Dilma Rousseff, na coligação ‘Com a Força do Povo’ Nenhum direito a menos! Nenhum passo para trás! Agora é Dilma 13!”, afirma o documento.

As mudanças que fazem os professores apoiarem Dilma são muitas. Em 12 anos, dobramos o número de universitários, (link is external)colocamos 8 milhões no Pronatec – enquanto FHC proibia a criação de escolas técnicas federais, o PT construiu 422 -, aumentamos e difundimos a produção científica, e o orçamento para a educação aumentou mais de SEIS vezes! Enquanto isso, FHC acha o professor um “coitado”, Aécio deixou aeducação em Minas abandonada e não cumpriu os investimentos mínimos para a educação previstos em constituição.

Por essas e outras, como já mostramos aqui, trabalhadores da educação e reitores dos Instituto Federaisse juntaram no apoio à Dilma, mestrandos e doutorandos da UFMG estão com Dilma e professores doAmazonas e do Alagoas também estão nessa.

 

Compartilhe em suas redes clicando aqui!

 

Confira a íntegra da carta dos educadores em apoio à Dilma:

NENHUM DIREITO A MENOS! NENHUM PASSO ATRÁS!

Nós, abaixo assinados, trabalhadores em educação básica e superior dos setores público e privado, responsáveis pelo atendimento direto de quase setenta milhões de estudantes secundaristas e universitários, lideranças estudantis e acadêmicas, pesquisadores, cientistas, gestores da educação pública, dirigentes de diversos níveis da administração e parcelas significativas dos movimentos sociais e educacionais defendemos o fortalecimento da educação pública, de qualidade, gratuita, laica, democrática, socialmente referenciada e isenta de toda forma de discriminação.

Compreendemos que o estabelecimento da educação como direito de cidadania só se dará por completo por meio da contínua ampliação do investimento direto na educação pública, capaz de garantir ao conjunto do Povo Brasileiro o acesso pleno à formação integral e de qualidade, em todos os níveis, etapas e modalidades – da educação infantil à pós-graduação.

Para vencer esse desafio, até atingir os 10% do PIB brasileiro, no final da década, será inevitável continuar o enfrentamento de interesses sobre a redução do estado e dos orçamentos públicos nos investimentos sociais. Ampliar o esforço público e fortalecer a capacidade de investimento social do Estado brasileiro exigirão um duro debate que discuta novas fontes financeiras, tais como as que poderiam advir da definição de um novo marco regulatório para os royalties da exploração mineral, da aprovação de um Projeto de Lei que dê formato à cobrança de impostos sobre grandes fortunas, conforme disposto na Constituição Federal de 1988, ou de impostos sobre a movimentação financeira, em especial a de natureza especulativa.

Ao mesmo tempo é preciso que os recursos da educação sejam direcionados massivamente para a expansão da oferta pública, o principal responsável pelo cumprimento dos objetivos, diretrizes, metas e estratégias previstas no Plano Nacional de Educação recém aprovado. Nesse âmbito, a disputa não será pequena diante da enorme pressão que virá por parte daqueles setores – nacionais e transnacionais – que vêm na educação um negócio lucrativo e no choque de gestão e na redução do estado as soluções para a superação da crise global.

É uma agenda primordial da nossa soberania nacional, do desenvolvimento inclusivo e da consolidação de  um País mais justo e solidário.

Defendemos a estruturação e a regulamentação de um Sistema Nacional de Educação, com gestão democrática e participativa com ênfase na implantação:

– de significativa expansão de oferta de ensino público, universal e de qualidade, em todos os níveis, etapas e modalidades;

– de diretrizes nacionais de carreira e de planos de cargos e salários que permitam tornar atrativa a profissão de professor;

– de continuidade da ampliação progressiva dos investimentos em formação inicial e continuada dos profissionais da educação;

– de implementação do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi), tomado como parâmetro para o financiamento da educação básica, ampliando o apoio da União aos Estados e Municípios;

– da promoção da igualdade racial, de gênero e de orientação sexual;

– do aprofundamento da política nacional de educação do campo, povos indígenas e comunidades tradicionais, que respeite e valorize suas especificidades, reduzindo as imensas desigualdades hoje existentes;

– de mecanismos de controle, de regulação, de credenciamento e de avaliação da educação – função inalienável do Estado;

– de provimento das condições para o cumprimento das atribuições do Fórum Nacional de Educação para o acompanhamento contínuo e propositivo da implantação das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação;

– da ação pública asseguradora da transparência e do combate permanente a toda forma de corrupção.

Neste momento em que dois projetos nitidamente opostos disputam a escolha popular no segundo turno das eleições presidenciais, vimos a público expressar que a única candidatura capaz de prosseguir as mudanças necessárias e avançar no atendimento da plataforma que apresentamos é representada por Dilma Rousseff, na coligação “Com a Força do Povo”.

 

Nenhum direito a menos!
Nenhum passo para trás!

Agora é Dilma 13!

Abaixo, veja onde ocorrerão os eventos de apoio à Dilma nesse dia do professor:

NORTE:

Pará
Local: SINPRO
Trav. Rui Barbosa, 1331 (entre Nazaré e Braz de Aguiar) – Nazaré – Belém

Responsavel: José Ribamar Barroso
Tel (91) 9636 1775 e 9308 0184

Rondônia

Local: Hotel Oscar
Av. 7 de setembro 934 c/ Campos Sales,  5º andar,  Porto Velho

Responsavel: Claudir Mata Magualhães
Tel (69) 8141 5687
claudirmata@gmail.com(link sends e-mail)

CENTRO-OESTE

Distrito Federal

Teatro dos Bancários
EQS 314/315 Sul Bloco A Asa Sul, Brasília

Responsavel: Rosilene Correa Lima
Tel (61) 9942 0377
rosilene@sinprodf.org.br(link sends e-mail) e rosilenec3@gmail.com

Goiânia
Local: Hotel San Marino
Rua 5, nº 90,  Setor Oeste, Goiânia

Responsavel: Ieda Leal
Tel (62) 9972 4367
filhaleal@yahoo.com.br(link sends e-mail)

Mato Grosso do Sul
Local: FETEMS
Rua 26 de Agosto, 2296 – Bairro Amambai – Campo Grande

Responsavel: Roberto Magno Botarelli
Tel (67) 9912 5977
robertobotareli@hotmail.com(link sends e-mail)

NORDESTE

Maranhão
Local: a confirmar

Responsavel: Antonio Julio Pinheiro
Tel (98) 9128 9583
juliopinheiro65@hotmail.com(link sends e-mail)

Pernambuco
Local: Comitê  Dilma
Rua do Príncipe, Recife

Responsavel: Heleno Araujo
Tel (81) 9975 0241
heleno.araujo@uol.com.br(link sends e-mail)

Sergipe
Local: SINTESE
Rua de Campos, 107, Bairro São José, Aracaju

Responsavel: Joel Almeida
Tel (79) 9940 1991
joelsintese@hotmail.com(link sends e-mail)

SUL

Paraná

Local: salão da APP

Av Iguaçu, 880, Bairro Rebouças, Curitiba

Responsavel: Mario Sergio Ferreira
Tel (41)  9148 8591 e 9965 7063
sergioeloize@hotmail.com(link sends e-mail)

Santa Catarina
Local: Hotel Himmelblau
Rua 7 de Setembro, 1415, Centro, Blumenau

Responsavel:  Sandro Luiz Cifuentes
Tel (048) 9178 9720  (047) 9983 3093
slcifuentes@msn.com(link sends e-mail)

Rio Grande do Sul
Local:  CUT /RS
Rua Dr Barros Cassal, 283, Bairro Floriesta, Porto Alegre

Responsavel: Cassio Felipe Bessa
Tel (51) 9702 7280
cassio@sinprors.org.br

 

Artigo publicado no Muda Mais.

Veja também

Paineis reúnem especialistas para explicar avanço da extrema-direita no mundo | Henrique Nunes

Iniciativa do Centro de Análise da Sociedade Brasileira da FPA, o CASB, terá quatro mesas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook