O PT mostrou força e coragem: força ao mobilizar meio milhão de filiados, coragem ao se expor publicamente em um processo sem igual no Brasil. Desde já saúdo a valorosa militância do PT!
Ao mesmo tempo, o PED, que se realiza depois das manifestações de junho e na ante-sala da disputa de 2014, mostrou que o PT precisa aprimorar muito sua organização e sua democracia para acolher novas gerações de militantes e jogar um papel ainda mais decisivo na disputa nacional. A versão predominante de partido tipicamente eleitoral não dá conta dessas dimensões estratégicas. Isso também, esperamos, deve ficar claro. Essa é uma reflexão que todas as correntes precisam fazer, sobre como continuar a transformar nosso partido para que ele possa transformar mais o Brasil.
Nosso movimento Mensagem ao Partido cresceu. Somos a 2ª força nacional. Contribuímos com o debate e vamos contribuir na confecção das diretrizes do 5º Congresso.
Nossa votação para Presidente e para a chapa da Mensagem ao Partido caminharam juntas, expressando uma mesma plataforma e recebendo a confiança de dezenas de milhares de filiados.
Desde já, abraço a nossa militância aguerrida e vigilante, criativa e mobilizadora! Estaremos juntos com a nossa delegação ao 5º Congresso defendendo as teses do Socialismo Democrático e de um Partido que precisa e pode ser democrático no seu estatuto e na sua organização de base e de direção.
Cumprimento os candidatos a presidente, de forma extensiva a todos que participaram do PED como candidatos e candidatas a outras instâncias. Dirijo-me também ao companheiro Rui Falcão, reconhecendo sua eleição para presidente nacional do PT e desejando-lhe um mandato que fortaleça nosso partido.
Estaremos na linha de frente da luta pela reeleição da companheira Dilma e pela conquista de governos estaduais e uma forte bancada no Congresso, estaremos, como sempre, juntos na luta pelo aprofundamento da revolução democrática no Brasil e na América Latina.
Grande abraço aos petistas de todo o Brasil.
Viva o PT!
Paulo Teixeira