Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Nota de pesar pelo falecimento de Cícero Lourenço (1955-2020) | GTn DS

Nota de pesar pelo falecimento de Cícero Lourenço (1955-2020) | GTn DS

É com imenso e profundo pesar que recebemos nesta segunda-feira a notícia do falecimento do companheiro Cícero Lourenço. Com uma trajetória heroica de luta por justiça social e defesa dos direitos da classe trabalhadora, Lourenço deixa uma lacuna no movimento social e político não apenas de Alagoas, mas do Brasil.

Em sua história no movimento sindical, foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Seguridade Social por vários anos, tendo inclusive passado pela presidência da entidade. Também foi membro da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social e da Central Única dos Trabalhadores.

Lourenço é filiado ao partido dos trabalhadores, atual Secretário Sindical do PT Alagoas. É membro da direção Nacional da Democracia Socialista-DS e fundador da corrente sindical interna da CUT, CUT Socialista e Democrática-CSD.

Para além do luto da perda que nos toma nesse momento, fica o compromisso de manter o legado construído por um ser humano incansável que nunca perdeu de vista os ideais de um mundo em que todas as pessoas possam viver com a democracia, liberdade, e igualdade de oportunidades.

Lourenço foi um militante exemplar, sempre lutou incansavelmente pelo projeto democrático e popular. Sonhava em viver em uma sociedade socialista e radicalmente democrática.

Lourenço foi um profissional da saúde, mas para além da defesa do SUS e da previdência social, esteve presente em todas as lutas da classe trabalhadora, em especial na luta por uma educação pública e gratuita.

Ao nosso amigo, companheiro para todas as horas, exemplo de militante e liderança marcada por coragem e resistência, que soube como poucos cultivar o espírito de ternura e alegria, mesmo nos momentos mais duros da luta, dedicamos nossas sinceras homenagens.

Lourenço, presente.
agora e sempre!!

GTn – Grupo de Trabalho Nacional da Democracia Socialista 

Veja também

Portugal: virar à direita num contexto de elevada instabilidade | Andrea Peniche

11 de março de 2024 Enquanto os votos ainda estão a ser contados (ainda não …

Comente com o Facebook