Leia nota do PT reafirmando posição diante do golpe militar em Honduras e em defesa da recondução do presidente constitucional, Manuel Zelaya, ao poder.
O golpe militar em Honduras, iniciado em 28 de junho, foi condenado pelas instituições internacionais e por todos os governos da região, em especial o governo brasileiro.
Coerente com isso, a embaixada brasileira em Honduras atendeu ao pedido de Manuel Zelaya, presidente legal e legítimo de Honduras, e o acolheu em nossa representação diplomática naquele país, que é reconhecida como território brasileiro, pelas convenções internacionais.
Esperamos que a presença do presidente Zelaya em território hondurenho contribua para o retorno da ordem constitucional.
Condenamos a repressão praticada pelos golpistas contra as mobilizações populares. Repudiamos as ameças e atos de agressão contra a Embaixada do Brasil. E registramos que as críticas contra a atitude solidária do governo brasileiro, feitas por expressivas lideranças do PSDB, DEM e PPS, apenas confirmam a falta de apreço da oposição pela democracia.
Comissão Executiva Nacional do PT
22 de setembro de 2009