Democracia Socialista

Nova Coordenação da DS se reúne em SP

A nova Coordenação Nacional da Democracia Socialista se reuniu pela primeira vez na última sexta-feira (4), em São Paulo, para debater o novo momento do PT, após as mudanças aprovadas no 4o Congresso, as eleições de 2012, nossa intervenção na construção da CUT e a organização da corrente para o próximo período.

Em relação ao primeiro ponto, PT pós 4o Congresso, destacamos a importância da direção partidária defender e por em prática as importantes mudanças estatutárias aprovadas durante o evento.

É uma tarefa central da DS influenciar esse processo através da nossa presença nas instâncias de direção, utilizando de forma mais sistemática os meios de comunicação do partido e da tendência para emitir opiniões sobre a conjuntura política e a vida partidária. É importante buscar que a Mensagem se mantenha ativa e unida na defesa das conquistas do 4o congresso.

Também chamamos a atenção para a necessidade da formação de novos quadros dirigentes a partir da demanda surgida com a implantação da paridade de gênero e com as cotas geracional e étnico-racial.

Pela densidade do debate sobre o tema, ficou decidido que será redigido um texto específico sobre o PT pós 4o Congresso, relacionando suas decisões com as tarefas do PT numa conjuntura mais favorável no Brasil.

Eleições

A respeito das eleições do próximo ano, percebemos uma melhora no ambiente político para o PT. Entre os aspectos que contribuem para isso estão a defesa do emprego, a queda dos juros e uma postura ativa do governo Dilma face a crise do neoliberalismo.

Já sobre a participação da DS nas próximas eleições, Ela deve situar-se na política geral e unificada do PT para ampliar a presença do partido nos municípios. Nela destaca-se a sucessão em Fortaleza. Além dela, pelas responsabilidades que temos nas direções estaduais e municipais, destaca-se Porto Alegre. Temos ainda papel muito importante em Manaus e Belém. Mas além disso, em cidades estratégicas como Caxias, Uberlândia, Juiz de Fora, Feira de Santana, entre outras, teremos provavelmente companheiras/os à frente das disputas majoritárias. É fundamental a eleição de prefeitos/as, vereadores/ nas cidades médias e pequenas.

CSD

Com relação a atuação sindical da corrente, foi destacada a preparação para a 4a Conferência da CSD, que será realizada entre os dias 2 e 4 de março de 2012, ano que essa corrente sindical completa sua primeira década de existência. Entre as discussões mais importantes da Conferência estarão a abertura do debate sobre paridade de gênero nas instâncias da CUT e a estratégia de preparação para o 11o Congresso da CUT.

Organização

No último ponto foi discutida a organização interna da corrente e formado o novo Grupo de Trabalho Nacional (GTn). Para o próximo ano estão previstas duas reuniões da Coordenação e uma Plenária Nacional, entre março e abril, com a participação da metade do número de delegados presentes na X Conferência.

Outras atividades importantes para próximo período serão o Ativo de Negros e Negras da DS a ser realizado no 1o semestre de 2012 e o Ativo de Comunicação, que reunirá militantes da área de comunicação da corrente (dois por estado), nos dias 21 e 22 de janeiro.

O novo GTn, que fará reuniões quinzenais, é formado por 12 membros, seguindo a paridade de gênero e critérios de representação geracional e étnico-racial. Os membro do GTn são: Carlos Henrique Árabe, Nalu Faria, Rosane Silva, Joaquim Soriano, Clarissa Alves da Cunha, Estevão Cruz, Joanna Paroli, Fabiola Paulino, Cledisson Junior, Eliane Silveira, Anderson Campos e Rafael Freire.