
O passado e o presente da imprensa brasileira

19/08/2010

As empresas de comunicação têm o hábito de se apresentarem como porta-vozes do interesse público. Em
que medida uma empresa privada, cujo objetivo central é o lucro, pode ser porta-voz do interesse público?
Essas empresas participam ativamente da vida política, econômica e cultural do país, assumindo posições,
fazendo escolhas, pretendendo dizer à população como ela deve ver o mundo.

Marco Weissheimer

No caso do Brasil, a história recente de muitas dessas empresas é marcada pelo apoio a violações
constitucionais, à deposição de governantes eleitos pelo voto e pela cumplicidade com crimes cometidos pela
ditadura militar (cumplicidade ativa muitas vezes, como no caso do uso de veículos da ão Paulo durante a
Operação Bandeirantes). Até hoje nenhuma dessas empresas julgou necessário justificar seu posicionamento
durante a ditadura. Muitas delas sequer usam hoje a expressão “ditadura militar” ao se referir aquele triste
período da história brasileira, preferindo falar em “regime de exceção”. Agem como se suas escolhas (de
apoiar a ditadura) e os benefícios obtidos com elas fossem também expressões do “interesse público”.

Apoiar o golpe militar que derrubou o governo Jango foi uma expressão do interesse público? Ser cúmplice
de uma ditadura que pisoteou a Constituição brasileira, torturou e matou é credencial para se apresentar como
defensor da liberdade? O silêncio dessas empresas diante dessas perguntas já é uma resposta. O que é
importante destacar é que a semente do autoritarismo, da perversidade e da violência prossegue ativa,
conforme se viu neste final de semana (e se vê praticamente todos os dias).

A revista Época fez o que se espera da Globo, maior empresa midiática do país e um dos pilares de
sustentação da ditadura militar: resgatou a agenda da Guerra Fria e destacou na capa o “passado de Dilma”.
O ovo da serpente permanece presente na sociedade brasileira. O que deveria ser tema de orgulho para uma
sociedade democrática é apresentado por uma das principais revistas do país como motivo de suspeita. Os
editores de Época honram assim o passado autoritário e anti-democrático de sua empresa e nos mostram que
ele está vivo e atuante.

Indenizações às vítimas da ditadura

De maneira similar, aqui no Rio Grande do Sul, o jornal Zero Hora publicou um editorial apoiando a decisão
do TCU de questionar às indenizações que estão sendo pagas às vítimas de perseguição e maus tratos durante
a ditadura, ou “regime de exceção”, como prefere a publicação. Trata-se, segundo a RBS, de defender um
“princípio da razoabilidade”. “Ninguém tem direito a indenizações perdulárias ou a aposentadorias e pensões
que extrapolam critérios de prudência, ponderação e equilíbrio”, diz o texto. Prudência, ponderação,
equilíbrio e razoabilidade: foram esses os valores que levaram o jornal e sua empresa a cerrarem fileiras ao
lado dos militares que rasgaram a Constituição brasileira? Quanto dinheiro os proprietários da RBS
ganharam com esse apoio? Não seria razoável e ponderado defender que indenizassem a sociedade brasileira
pelo desserviço que prestaram à democracia?

É cansativo, mas necessário relembrar. Sempre. Como a maioria da grande mídia brasileira, a empresa
gaúcha apoiou o golpe que derrubou João Goulart. O jornal Zero Hora ocupou o lugar da Última Hora,
fechado pelos militares por apoiar Jango. Esse foi o batismo de nascimento de ZH: a violência contra o
Estado Democrático de Direito. Três dias depois da publicação do Ato Institucional n° 5 (13 de dezembro de
1968), ZH publicou matéria sobre o assunto afirmando que “o governo federal vem recebendo a
solidariedade e o apoio dos diversos setores da vida nacional”. No dia 1° de setembro de 1969, o jornal



publica um editorial intitulado “A preservação dos ideais”, exaltando a “autoridade e a irreversibilidade da
Revolução”. A última frase editorial fala por si:

“Os interesses nacionais devem ser preservados a qualquer preço e acima de tudo”.

Interesses nacionais?

A expansão da empresa se consolidou em 1970, com a criação da RBS. A partir das boas relações
estabelecidas com os governos da ditadura militar e da ação articulada com a Rede Globo, a RBS foi
conseguindo novas concessões e diversificando seus negócios.

Como a revista Época, Zero Hora é fiel ao seu passado e exercita um de seus esportes favoritos: pisotear a
memória do país e ofender a inteligência alheia. O editorial tenta ser ardiloso e defende, no início, as
indenizações como decisão correta e justa. Mas logo os senões começam a desfilar: os exageros nas
indenizações de Ziraldo, Lula, Jaguar e Carlos Lamarca, “outro caso aberrante segundo o procurador”. A
pressão exercida por setores militares junto ao governo e ao Judiciário é convenientemente omitida pelo
editorial que fala do “risco” de as indenizações se transformarem em algo como “uma bolsa-anistia”.

O presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão Pires Junior, divulgou uma
esclarecedora nota a respeito da decisão do TCU e das pressões que vem sendo exercidas contra o processo
das indenizações. A capa da revista Época e o editorial de Zero Hora mostram que as empresas responsáveis
por essas publicações permanecem impregnadas do autoritarismo que alimentou seu nascimento e expansão.
É triste ver jornalistas emprestando sua pena para inimigos da democracia e da liberdade. Pois é exatamente
disso que se trata. Esse é o conteúdo que habita a caixa preta de boa parte da imprensa brasileira.

* Marco Aurélio Weissheimer é jornalista e editor da Carta Maior e do blog RS Urgente.

Compartilhe nas redes:

http://www.cartamaior.com.br/
http://rsurgente.opsblog.org/

