Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Participação no PT pode redefinir rumos

Participação no PT pode redefinir rumos

Prazo de filiação para votar no PED 2005 termina em setembro.

O dia 18 de setembro de 2004 é a data limite de filiação ao PT para os que quiserem votar no próximo Processo de Eleição de Direta (PED) do partido, que acontece em setembro de 2005. Para os militantes de esquerda do país, será um espaço fundamental para interferir nos rumos da disputa de programas que se dá no partido.

O árduo desafio de, após a eleição de Lula, situar-se como parte da disputa do governo e da disputa mais ampla de hegemonia na sociedade passa hoje pelo PT de maneira central e imprescindível. Isso porque o Partido dos Trabalhadores é importante instrumento de disputa de um projeto democrático e popular para o Brasil. Essa disputa passa pela articulação dos movimentos sociais, pela intervenção dentro do governo e pela inserção nos fóruns do partido. Sobre esse último item, podemos citar o próximo PED como importante espaço de intervenção.

Reafirmando o PT

A VII Conferência Nacional da Democracia Socialista reafirmou-a como uma corrente militante, socialista, internacionalista e como parte integrante dessa experiência em curso que é o Partido dos Trabalhadores. Apostar na sua disputa é construir alternativas coerentes com a história partidária dando resposta aos desafios do presente.

A referência política e social constituída nos movimentos, no partido e na militância cotidiana de tendências de esquerda deve se refletir no interior do partido e na participação no PED. Ampliar essa referência de maneira a incidir diretamente na disputa do partido é um passo fundamental para mudar os rumos do PT, do governo e da nação.

Veja também

Chegou a hora! | Flávio Aguiar

José Cardoso Pires e o 25 de abril “É a hora!” (Fernando Pessoa, em Mensagem). 1. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook