Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Pepe Vargas: “Vamos fortalecer a agricultura familiar e ampliar diálogo com movimentos sociais”

Pepe Vargas: “Vamos fortalecer a agricultura familiar e ampliar diálogo com movimentos sociais”

Brasília - DF, 14/03/2012. Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de posse do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Brasília – DF, 14/03/2012. Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de posse do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, tomou posse hoje (14) prometendo aprofundar as políticas que vêm sendo desenvolvidas pela pasta e ampliar o diálogo com os movimentos sociais do Campo. Para ele, o aprimoramento dos instrumentos de política agrícola e o incentivo à reforma agrária, são as melhores formas de eliminar a pobreza no meio rural:

“Sonhamos com um Brasil rural plenamente desenvolvido, constituído por uma enorme classe média rural, calcada no desenvolvimento da pequena propriedade e da agricultura familiar”, disse.

Após empossar oficialmente o novo ministro, a presidenta Dilma ressaltou o papel estratégico que a agricultura familiar tem tido durante seu governo e o do presidente Lula. Ao destacar a importância que o tema vêm ganhando nos últimos anos, a presidenta fez questão de elogiar o trabalho dos três ministros que passaram pelo MDA desde a criação da pasta:

“O trabalho desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário neste período criou uma nova lógica de atuação das políticas públicas na área familiar. Essa nova lógica não olha a reforma agrária apenas como distribuição de terra, mas também como geradora de condições para a permanência e o desenvolvimento dos habitantes e trabalhadores dessas terras. Por isso digo que foi excepcional o trabalho destes três brasileiros”, disse Dilma, referindo-se ao companheiro Afonso Florence – que deixa o cargo para a entrada de Pepe Vargas – e aos ex-ministros da pasta, Miguel Rosseto e Guilherme Cassel.

O discurso de continuidade do trabalho desenvolvido em quase uma década de existência do MDA e o elogio aos seus antecessores também marcaram a fala do agora ex-ministro Afonso Florence. Para ele, as políticas desenvolvidas pelo ministério nesse período consolidaram uma política de agricultura familiar para o país e foram essenciais para o vitorioso combate às desigualdades sociais, realizado durante os governos do PT. Sobre sua administração, Florence fez questão de ressaltar a superação de todas as metas do Plano Brasil Sem Miséria na área rural e destacou o lançamento da Rede Brasil Rural:

A Rede Brasil Rural é um salto para a nova geração das políticas do MDA. Com ela o ministério poderá  dar mais eficiência à cadeia produtiva da agricultura familiar, somando os esforços de produtores, indústrias, agentes de logística e setor público”, pontuou.

Novos desafios

Em seus discursos, o novo ministro e a presidenta Dilma fizeram questão de apontar os próximos desafios da pasta. Dilma anunciou para os próximos dias o lançamento do PRONACAMPO, um programa que será focado na educação e na formação profissional das populações rurais:

“Queremos que os pequenos proprietários utilizem todos os ganhos tecnológicos disponíveis – como aqueles desenvolvidos pela Embrapa – para melhorar a produtividade de suas terras. Estou cada vez mais convencida que esse país precisa da agricultura familiar para se desenvolver”, afirmou.

Já o ministro Pepe Vargas salientou a importância do trabalho desenvolvido pela pasta junto às mulheres trabalhadoras rurais e afirmou que sua gestão vai se focar no desenvolvimento de políticas públicas para os jovens do meio rural:

“Queremos formar uma nova geração de agricultores familiares”, completou.

Veja também

Paineis reúnem especialistas para explicar avanço da extrema-direita no mundo | Henrique Nunes

Iniciativa do Centro de Análise da Sociedade Brasileira da FPA, o CASB, terá quatro mesas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook