Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Por que insistir nessa tecla

Por que insistir nessa tecla

Auto-defesa. Participação popular beneficia interesses de maiorias excluídas.

 

Retomar e atualizar as contribuições programáticas do PT tem um duplo sentido agora. Um deles é reivindicá-la como um patrimônio socialista atual, justamente em um momento em que o partido passa por uma perda de referência programática e se vê diante de um cabo-de-guerra. Nem a antiga base do programa tem servido de orientação para ação governamental do partido e nem tampouco uma nova, de tipo liberalizante, tem legitimidade para se impor como nova diretriz em ruptura com a história do PT.

O outro sentido é apontar a elaboração histórica do PT contra a prática política que predomina atualmente que, se não tem sido capaz de impor ao partido um novo programa, tem sido eficaz em implementar políticas liberais no governo e tem buscado introduzi-las nas definições do PT.

Dando força à luta popular
Democracia com protagonismo popular é um antídoto ao neoliberalismo. Alguém imagina que um processo de orçamento participativo nacional vá aprovar um superávit de 4,5%? Ou ainda, o corte de gastos sociais? Seria possível imaginar que um plebiscito, com amplo debate prévio, vá aprovar a autonomia do Banco Central ou um acordo como a Alca?

De outro lado, a democratização deve corresponder a uma intensa participação dos movimentos sociais e da cidadania na definição e implementação de políticas. O processo em curso na reforma agrária bem como os desenvolvidos na reforma urbana e na questão ambiental, com presença ativa dos movimentos sociais, não apenas são um elemento chave para impulsionar políticas específicas, mas um processo democrático que se contrapõe ao liberalismo. Sua extensão ao conjunto das políticas públicas é fundamental.

O fato de ser também (e necessariamente) um processo que implica em conflitos em torno à definição de ritmos e prioridades no interior dessas políticas deve ser visto como natural dentro de um processo democrático. Cabe à esquerda buscar que estes conflitos localizados não se sobreponham às confrontações centrais, que são as que opõem democracia e neoliberalismo, forças do trabalho e forças do capital.

Veja também

África: uma nova insurgência torna-se governo | Antonio Martins

Quem são os Patriotas do Senegal, que venceram as eleições em seu país ao propor …

5 comments

  1. I think this is among the most significant info for me.
    And i am glad reading your article. But wanna remark on few general things,
    The website style is great, the articles is really great : D.
    Good job, cheers

  2. After looking at a few of the articles on your web site, I
    honestly like your way of writing a blog.
    I saved as a favorite it to my bookmark webpage list
    and will be checking back soon. Please visit my web site too and let me know your opinion.

  3. This blog was… how do you say it? Relevant!!
    Finally I have found something that helped me.
    Kudos!

  4. Excellent article! We will be linking to this particularly great post on our site.
    Keep up the great writing.

  5. Thanks for sharing your thoughts about bim objects. Regards

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook