Democracia Socialista

Prioridades definidas em São Paulo

EDUCAÇÃO

Diagnóstico

O diagnóstico precisa ser reescrito, pois apresenta dados sem fazer análises. É preciso considerar que a educação é um processo mais amplo do que a escola e o sistema formal de ensino.

O diagnóstico precisar trazer dados de acesso, permanência e qualidade do ensino médio e superior. Deve ainda afirmar a participação ativa dos jovens nos espaços educativos como um princípio fundamental, que abarca desde a participação na formulação das políticas de educação até a participação mais concreta na vida cotidiana das escolas, universidades etc.

O Plano deve propor a alteração da lógica dual que ainda persiste no ensino médio, entre a formação para o mundo do trabalho e a transmissão de conteúdo para o vestibular. Deve afirmar que o princípio norteador da educação brasileira deve ser a não-exclusão.

Objetivos e metas

As metas e objetivos devem ser organizados por níveis e modalidades de ensino, pois do jeito que está dificulta muito a leitura e a compreensão do documento. Propomos os seguintes itens: Geral, Ensino Médio, Ensino Superior, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional, Educação no Campo, Educação não-formal.

Geral

Incluir no plano as seguintes metas/objetivos:

Quanto às metas/objetivos já existentes:

1.Garantir a participação juvenil na elaboração das políticas públicas na área de educação;

Retirar e inserir como princípio geral na introdução do Plano

2.Elevar os níveis percentuais do PIB no financiamento da educação para 10%;

Nova redação: 2. Derrubar os vetos ao Plano Nacional de Educação, garantindo a destinação de 10% do PIB para o financiamento da educação;

12. Ampliar a oferta de vagas nos cursos noturnos, em todos os níveis de ensino, a fim de facilitar o acesso do jovem trabalhador à educação formal;

26. Ampliar o programa do livro didático para os alunos da educação básica da rede pública de ensino;

Nova redação:26. Garantir que o Programa do livro didático atenda efetivamente todas as escolas e estudantes dos sistemas públicos de ensino

27. Ofertar educação de qualidade, com formação inicial e continuada dos trabalhadores em educação e com garantia de condições físicas para que as escolas possam ser espaços de convivência;

Retirar

28. Incluir a temática “juventude” nos conteúdos curriculares dos cursos de formação de professores;

Nova redação: 28. Incluir a temática juventude no currículo dos cursos de formação de professores, nas licenciaturas e nos cursos de pedagogia, bem como nas formações em serviço realizadas pela secretarias municipais e estaduais, com o objetivo de propiciar a compreensão e reflexão acerca dos aspectos bio-psico-sociais e culturais dos jovens e suas relações com o processo de escolarização e de aprendizagem

17. Criar políticas de apoio às famílias, a fim de garantir-lhes renda suficiente para manutenção do jovem na escola regular ou em cursos técnicos;

Nova redação:17. Criar políticas de apoio ao acesso e permanência dos jovens na educação básica e na educação profissional

22. Inserir conteúdos curriculares que valorizem a consciência participativa, política e cidadã dos jovens, como o associativismo, o cooperativismo e o conhecimento da organização da produção, meio ambiente, História da África e da cultura afrobrasileira no ensino fundamental; e sociologia, filosofia, cidadania e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) nos currículos regulares do ensino médio;
23. Garantir a inclusão de temas relativos a consumo de álcool, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids) e planejamento familiar nos conteúdos curriculares dos ensinos fundamental e médio;

Nova redação:22. Elaborar ações que estimulem as escolas de ensino médio a construirem projetos político-pedagógicos a partir de diagnósticos da realidade local e das características e demandas da clientela jovem, flexibilizando o currículo na direção dos conhecimentos, habilidades e competências requeridos para a construção da identidade, para a elaboração dos projetos de vida e para o exercício pleno da cidadania.

29. Promover a capacitação profissional dos educadores, preparando-os para lidar com a diversidade, e criar espaço nas escolas para debater o tema relacionado com a inclusão social dos diferentes segmentos juvenis;

Retirar

30. Exigir a destinação adequada de recursos para subsidiar ações educativas, com capacitação contínua de docentes e aparelhamento e manutenção das instalações da escola;

31. Assegurar a oferta do programa de transporte escolar para os alunos da rede pública, tanto da educação básica quanto da educação superior, especialmente no meio rural;

32. Garantir a participação dos jovens no processo de eleição para diretor e reitor, respectivamente, das escolas de educação básica e de educação superior;

Nova redação: Garantir a participação direta e paritária dos jovens no processo de eleição para diretor e reitor, respectivamente, das escolas de educação básica e de educação superior;

33. Disponibilizar a orientação vocacional e informações sobre as profissões para o ensino médio da rede pública;

34. Incluir, no modelo de escola pública, a alimentação, o transporte escolar, a assistência médica-odontológica, psicológica, bem como a assistência social;

Nova redação:34. Articular os sistemas de atendimento público médico-odontológico, psicológico/psiquiátrico, de seguridade e assistência social, de transporte e de segurança alimentar com os sistemas públicos de ensino e as unidades escolares;

35. Criar mecanismos eficazes de fiscalização dos fundos públicos destinados à educação;

Nova redação:35. Garantir a participação dos jovens nos conselhos de fiscalização dos Fundos Públicos de Educação;

ENSINO MÉDIO

Incluir no plano as seguintes metas/objetivos:

Quanto às metas/objetivos já existentes:

3. Garantir a universalização do ensino médio

Nova redação:3. Garantir a universalização do ensino médio, possibilitando o atendimento da totalidade dos egressos do ensino fundamental, dos egressos dos cursos de educação de jovens e adultos (EJA) e dos que estão fora do sistema escolar, bem como os portadores de necessidades especiais

8. Melhorar a qualidade dos ensinos fundamental e médio

9. Criar o Fundo Nacional para o Ensino Médio;

Retirar

10. Criar escolas de ensino médio nas cidades com população acima de 30.000 habitantes;

ENSINO SUPERIOR

Incluir no plano as seguintes metas/objetivos:

Quanto às metas/objetivos já existentes:

6. Facilitar o acesso à universidade mediante a ampliação da rede pública de educação superior;

Nova redação: 6. Garantir o atendimento da demanda juvenil pelo ensino superior público,  reservando no mínimo 50% das vagas oferecidas para jovens provenientes dos sistemas públicos de ensino

11. Garantir o financiamento estudantil, no ensino superior, e pós-graduação tanto para o pagamento das mensalidades, como para a manutenção dos estudantes, oferecendo-lhes diferentes opções de custeio;

21. Articular a imediata reforma da universidade, integrada a um Plano Nacional de Extensão, ampliando o acesso, ofertando cursos noturnos, ampliando as bibliotecas e a inclusão digital e prestando assistência estudantil como alimentação, moradia e transporte;

24. Garantir o acesso ao ensino superior dos alunos oriundos da escola pública;

25. Criar universidades na área rural;

36. Garantir o acesso de jovens com dificuldades econômicas aos cursos preparatórios ao vestibular;

Nova redação: 36. Substituir gradativamente o vestibular por processos seletivos que garantam o acesso eqüitativo à universidade pública, dos segmentos populacionais juvenis (negros, indígenas, mulheres, portadores de deficiências, jovens de baixa renda)

38. Revogar a Lei nº 9.192, de 21 de dezembro de 1995 que altera dispositivos da Lei 5.540, de 28 de novembro de 1968, que regulamentam o processo de escolha dos dirigentes universitários, oferecendo nova redação ao art. 56, para que a votação seja paritária, favorecendo a gestão democrática e autonomia das instituições públicas de educação básica e superior.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Incluir no plano as seguintes metas/objetivos:

Quanto às metas/objetivos já existentes:

4.Erradicar o analfabetismo em geral, e, especialmente, da população juvenil com a participação dos jovens nos programas governamentais;

Nova redação:4. Erradicar o analfabetismo da população juvenil até o final da década, conforme previsto no Plano Nacional de Educação (Lei n. 10.172 de 09 de janeiro de 2001), dando ênfase ao analfabetismo funcional.

5. Ampliar a oferta de cursos de alfabetização para jovens e adultos;

Retirar

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Quanto às metas/objetivos já existentes:

13. Construir escolas técnicas em todas as Regiões do País, melhorando a quantidade e a qualidade dos equipamentos pedagógicos das já existentes;

Nova redação: 13. Construir escolas técnicas em todas as Regiões do País, melhorando a quantidade e a qualidade dos equipamentos pedagógicos das já existentes, dando prioridade às periferias e pequenas cidades.

14. Criar um fundo para a Educação Profissional;

15. Criar escolas técnicas agro-florestais;

16. Articular ações de educação profissional e educação básica, buscando a elevação do nível de escolaridade e concebendo a educação profissional como formação complementar à educação formal. Para tanto, ressalta-se a importância de parceria, com intermediação governamental, entre a escola e as instituições de educação profissional;

18. Ampliar o número de matrículas de jovens na educação profissional, nos níveis de aprendizagem/técnico, promovendo maior integração entre os níveis;

19. Criar mecanismos que garantam recursos para financiamento de programas de educação profissional de bolsas de estudos para jovens;

20. Fortalecer as escolas técnicas federais e estaduais, promovendo a reformulação curricular dos programas oferecidos e a utilização de estrutura instalada, mediante a prática de gestão participativa

37. Revogar o Decreto nº 2.208/97 que regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 (Educação profissional) da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional[1];

EDUCAÇÃO NO CAMPO

Incluir no plano as seguintes metas/objetivos:

Quanto às metas/objetivos já existentes:

7. Implementar as diretrizes operacionais para a educação básica no campo;

25. Criar universidades na área rural;

15. Criar escolas técnicas agro-florestais;

Nova redação:Reorganizar a rede de escolas agrotécnicas, criando novas unidades se necessário, de forma a garantir que cumpram o papel de oferecer educação profissional específica e permanente para a população juvenil rural, levando em conta seu nível de escolarização e as peculiaridades e potencialidades da atividade agrícola na região, conforme previsto no Plano Nacional de Educação (Lei n. 10.172 de 09 de janeiro de 2001).

31. Assegurar a oferta do programa de transporte escolar para os alunos da rede pública, tanto da educação básica quanto da educação superior, especialmente no meio rural;

EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL

Incluir nos plano as seguintes metas/objetivos:

TRABALHO

Diagnóstico

Objetivos e Metas:

Geral

Propostas de trabalho e renda

Propomos que se junte as metas 5 e 29:

– Instituir regulamentação especial do trabalho do jovem, que respeite as necessidades e demandas específicas da condição juvenil, dentre as quais a garantia de horários  para a educação, lazer, cultura e desporto. Reduzindo sua jornada de trabalho, sem redução salarial.
Unir 15 e 30:

– Incentivar a organização de cooperativas facilitando elaboração

27.Retirar do texto “aproveitando a mão-de-obra juvenil”

Reformular 28:

– Facilitar convênios internacionais de geração de emprego e de estágios.

Reformular 35: Promover o turismo sustentável.

Excluir as metas:7, 11,14 ( faz parte do diagnóstico não meta), 20 e 25 ( o órgão já cumpre essa função). 36.

Manter: as metas:21,22,23,31,32,33

– Definir cotas de trabalhos para jovens nas empresas.

PROPOSTAS EDUCAÇÃO E TRABALHO
2,4,5,6,8,9,10,12,13,17,18,19,24,26,32

Excluir as metas relacionadas a educação, pois estão garantidas no ponto 2.1.1 incentivo permanente a educação, do plano, no eixo educação profissional.

SAÚDE

Diagnóstico

Sobre o que o diagnóstico devia dizer:

Objetivos e Metas

No Plano Nacional de Juventude: – faltam propostas pontuais, com características de meta;

Manter:12, 13 e 19 e que se substitua no item 12 o termo ‘restringindo a propaganda das mesmas em horário nobre’ por ‘proibindo a propaganda em todos os horários’.

Incluir os itens:

Pontos não consensuais:

DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E ORGANIZAÇÃO JUVENIL

Sugestão de alteração do título/eixo para:

Desenho institucional, mobilização e participação

Diagnóstico

O diagnóstico com um todo deve ser revisto, pois o eixo articulador desta parte do Plano deve ser a noção de direitos; os direitos juvenis devem ocupar a centralidade não só desta parte mas do Plano como um todo, e para tanto, devemos politizar o tema do Desenvolvimento da Cidadania e Organização Juvenil. Politizar no sentido de que deve ser elemento fundante do Plano os pontos que tratam da ampliação e consolidação dos direitos sociais deste segmento específico da sociedade brasileira que, por sua vez, tem necessidades universais, que estabelecem diálogo com o restante da comunidade onde vivem, mas que têm também questões específicas e que, portanto, têm direitos sociais específicos.

Neste sentido, podemos dividir nossa explanação em dois aspectos, o primeiro que trata das ações estatais, e deste modo relativo às formas institucionais de ações voltadas ao público jovem e a outra, que diz respeito às iniciativas não-institucionais, dos próprios jovens, portanto.
Entendemos que cidadania não pode ser um tema do Plano pois ela consiste no princípio de toda e qualquer lei – é um direito.

Por isso sugerimos que o tema seja contemplado na parte introdutória do Plano, que apresente o jovem como cidadão, um sujeito de direitos.
Os dados e fontes utilizadas no diagnóstico precisam ser revistos pois são pouco confiáveis e muito tendenciosos. Os dados estão “soltos” e não acrescentam à análise do tema em questão.

Devemos lutar para que o Plano Nacional estabeleça parâmetros para as políticas públicas, como a necessária interlocução entre as diversas ações voltadas a um segmento específico social de um nível de governo e também que se estabeleça o diálogo entre as políticas nacionais, em suas diferentes esferas de poder.

Outro ponto importante é o que trata das iniciativas não-estatais voltadas ao público jovem. O Plano deve ao mesmo tempo respeitar e incentivar as mais diversas formas de organização social dos jovens, que se articulam, por exemplo, através da cultura e do esporte. E, por meio delas, garantir e estimular a participação juvenil na elaboração, execução e fiscalização das políticas públicas voltadas a este segmento.

Objetivos e metas:

Incluir:

Quanto aos objetivos/metas já existentes:

4. Assegurar todos os direitos juvenis, como a livre manifestação religiosa do jovem na sociedade;

7. Excluir

8. Excluir

11.Descentralizar as políticas públicas de juventude entre os entes governamentais e não-governamentais e garantir o necessário diálogo entre as ações de modo a gerar integração entre elas.

12. Excluir

13. Excluir

16. Incentivar a participação dos jovens em qualquer tipo de organização social.

CULTURA

Diagnóstico

A concepção de juventude presente no diagnóstico é do jovem problema, que é responsável pela  criminalidade, com a pichação e com a depredação do patrimônio público. Nesse sentido, a cultura é vista como um instrumento de ocupação do tempo livre para que o jovem não apresente comportamentos criminosos, desvalorizando a importância da cultura brasileira, da sua pluralidade e riqueza.

O que o diagnóstico devia dizer:

A cultura é vista sempre como secundária, é necessário colocar a cultura como uma prioridade nas políticas públicas.

Alterar a concepção do jovem como problema e incluir a perspectiva do jovem como sujeito de direitos

Que todos tenham recursos e incentivo para desenvolver suas capacidades criativas e ter acesso a diversidade da cultura brasileira.

Discutir a cultura de forma ampliada, mas não desprestigiar as produções artísticas nas suas mais diversas formas (teatro, dança, artes plásticas, etc.)

Considerar o jovem não só na sua dimensão de expectador e receptor, mas também como produtor cultural.

Promover a autonomia dos jovens frente ao peso da indústria cultural e da mídia

O poder público deve ter uma compreensão ampla de cultura: é a arte, é a comida, é a vestimenta, é a memória, é a literatura, etc.

Objetivos e metas:

Manter na íntegra as propostas 1, 7 e 8.

Alterações:

2- incluir no final da redação …..”destinados e produzidos por jovens”.

3 , 4 e 6 – excluir

5 – retirar a palavra entretenimento do texto

Inclusão de novas propostas:

COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA

Objetivos e Metas

Reformular  e juntar 1 e 2: Propor para as instituições de ensino que o conteúdo e a técnica dos meios de comunicação sejam atividades extra curricular.

Reformular 3:  Incentivar a disseminação das diferentes técnicas de comunicação (impressa, auditiva e televisual …), garantindo que o FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações)  tenha um maior alcance.

Reformular 5: Instalação de tele-centros em diferentes pontos do país visando não só a sua manutenção como também utilização da população, como forma de incentivar a inclusão digital.

Excluir  as demandas: 6,9 (Colocar isso como parte do diagnóstico) e11
Manter as demandas:4,7,8 e 10

Promover programa de incentivo as mídias alternativas como uma forma alternativa de promover a democratização da comunicação.