Notícias
Home / Temas / Brasil / PT convoca III Congresso Nacional para 6, 7 e 8 de julho de 2007

PT convoca III Congresso Nacional para 6, 7 e 8 de julho de 2007

O Diretório Nacional do PT aprovou neste domingo (26), por unanimidade, a convocação do III Congresso Nacional do partido para os dias 6, 7 e 8 de julho de 2007.

O Congresso tratará da construção do PT como instrumento político da classe trabalhadora e da atualização do projeto democrático, popular e socialista para o Brasil.

A pauta do encontro, marcado para o Distrito Federal, será: 1) O Brasil que queremos; 2) O Socialismo Petista; e 3) PT: Concepção de partido e funcionamento.

Leia abaixo a íntegra da convocatória:

CONVOCATÓRIA DO III CONGRESSO

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, reunido em São Paulo nos dias 25 e 26 de novembro, na sua primeira reunião após a reeleição do Presidente Lula – momento singular de afirmação da democracia -, resolve convocar o III Congresso do Partido dos Trabalhadores.

Esta convocação deriva da resolução do 13º Encontro Nacional do PT, realizado entre os dias 28 e 30 de abril de 2006.

O Diretório Nacional convoca o III Congresso para os dias 6, 7 e 8 de julho de 2007, no Distrito Federal.

As vitórias eleitorais conquistadas pelo povo brasileiro, com a participação do PT e com destaque para a reeleição do Presidente Lula, criaram um ambiente propício para realizarmos um debate amplo, fraterno e construtivo acerca dos desafios do nosso partido, que são também os grandes desafios postos para nosso povo: a conquista da soberania nacional, a democratização política, o desenvolvimento com igualdade social. Desafios que nosso Partido quer enfrentar, na perspectiva da construção do socialismo democrático.

O processo de preparação do III Congresso deve ocupar imediatamente a atenção de todos os nossos militantes e filiados.

O I Congresso, realizado em São Bernardo do Campo (SP) entre 27 de novembro e 1º de dezembro de 1991, abordou os seguintes temas: a) Socialismo, concepção e caminhos de sua construção; e b) Concepção e prática de construção e atuação partidária. Ao final, o I Congresso aprovou resoluções sobre Socialismo, Partido e Conjuntura.

O II Congresso, realizado em Belo Horizonte (MG) entre os dias 24 e 28 de novembro de 1999, teve como pauta: a) Vinte anos do Partido dos Trabalhadores; b) O Programa do PT; c) O momento atual e nossas propostas; e d) O PT: Concepção de partido e funcionamento. Ao final, o II Congresso aprovou o Programa da Revolução Democrática e reafirmou a resolução intitulada “O socialismo petista”, que fora aprovada pelo 7º Encontro Nacional, realizado em São Paulo entre os dias 31 de maio e 3 de junho de 1990.

O III Congresso tratará da Construção do PT como instrumento político da classe trabalhadora e da atualização do Projeto Democrático, Popular e Socialista para o Brasil.

As diferentes etapas dos debates do III Congresso lançarão um olhar sobre toda a nossa história, de construção partidária, de lutas sociais, de solidariedade internacional, de presença nas instituições legislativas e executivas. Lançará um olhar, em especial, sobre a experiência do primeiro mandato do Presidente Lula.

Os debates do III Congresso terão como propósito nos preparar para enfrentar os desafios do presente e do futuro, entre os quais destacamos a responsabilidade de governar o país por mais um mandato, preparando o terreno para um ciclo longo de desenvolvimento sustentado.

Para atingir estes objetivos, os debates do III Congresso envolverão o conjunto dos petistas, mas também o diálogo com os partidos aliados, com os movimentos sociais, com a intelectualidade crítica, com todos aqueles que lutam para o fortalecimento da democracia no Brasil, para sua inserção soberana no mundo e para torná-lo uma nação mais justa.

A pauta do III Congresso será a seguinte:

1) O Brasil que queremos

2) O Socialismo Petista

3) PT: Concepção de partido e funcionamento.

No dia 10 de fevereiro de 2007, quando comemoraremos o 27º aniversário de fundação do Partido dos Trabalhadores, realizaremos o lançamento do III Congresso.

Veja o regramento geral aprovador pelo Diretório Nacional.

Veja também

Nem só de notícia boa vive o militante! | Joaquim Soriano

O Diretório Nacional também aprova propostas equivocadas. Péssimas para a democracia partidária. Após o longo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook