Democracia Socialista

Quadro de Dr. Rosinha ‘evolui estável’, diz boletim

“Evolui estável, consciente com respiração espontânea, ritmo cardíaco regular, mantendo sinais vitais estáveis”, diz boletim da UTI sobre o estado de saúde do deputado petista.

O quadro clínico do deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), 55, “evolui estável”, segundo boletim médico divulgado na tarde de hoje (18/7) pelo hospital Santa Cruz, em Curitiba.

“[O quadro clinico do paciente] evolui estável, consciente com respiração espontânea, ritmo cardíaco regular, mantendo sinais vitais estáveis”, diz o boletim médico, assinado pelo médico plantonista Cezar Martini.

Na manhã de ontem (17/7), o deputado federal petista foi submetido a uma cirurgia cardíaca, em decorrência de duas obstruções nas artérias coronárias. Foram feitas duas pontes no coração de Dr. Rosinha —uma de safena e outra mamária.

“Ele já está conversando. Chegou inclusive a sentar na cama”, afirmou Marta Fier, esposa do parlamentar petista.

Dr. Rosinha deve deixar a UTI (unidade de terapia intensiva) do hospital na manhã de quinta-feira (20/7). As 24 horas seguintes à cirurgia eram consideradas as mais críticas pelos médicos.

Em geral, a alta hospitalar ocorre de seis a nove dias após a saída da UTI. A recomendação é de que o paciente se mantenha afastado das atividades habituais pelo durante menos duas ou três semanas.

Agenda – Dr. Rosinha, que disputa a reeleição, obteve mais de 124 mil votos nas eleições de 2002. Foi o candidato mais votado do Partido dos Trabalhadores no Paraná.

Médico pediatra e sanitarista, o deputado petista é secretário-geral da Comissão do Mercosul do Congresso Nacional e um dos coordenadores, na área de saúde, do programa de governo da campanha de Lula à reeleição.

Está marcada para a noite do próximo sábado (22/7) a festa de lançamento da campanha de Dr. Rosinha. A festa acontece na Sociedade Universal, localizada na rua Comendador Roseira, 206, bairro Prado Velho, em Curitiba. Os convites estão disponíveis no Comitê 1313, localizado na rua Nunes Machado, 26.