Home / Temas / Brasil / Resenha: Um bispo contra todas as cercas – A vida e as causas de Pedro Casaldáliga

Resenha: Um bispo contra todas as cercas – A vida e as causas de Pedro Casaldáliga

Por Daniel Seidel*

 

Em tempos sombrios, quando os direitos humanos fundamentais são questionados e ameaçados, o contato com a historiografia do Bispo Pedro Casaldáliga é como um bálsamo para recobrar a esperança. Essa é a experiência que ocorre quando nos dedicamos à leitura do livro “Um bispo contra todas as cercas: a vida e as causas de Pedro Casaldáliga”, de Ana Helena Tavares.

Conhecer os caminhos percorridos, com muitas dificuldades e coragem, e os temas que ocuparam as preocupações de um ser humano frágil e valente como Pedro, contribui para descoberta de novas trilhas para superar as trevas dos tempos atuais. A luta firme e decidida, feita com poesia e ternura, revela os tons não contraditórios necessários à resiliência de hoje. Alimenta nossa utopia como horizonte, que sempre se afasta a cada passo que damos em direção a ela. Mas é justamente para isso, nos ensina Galeano, que serve a utopia: para nos fazer andar!

O livro pode ser comprado nesse link

Daniel Seidel, discípulo de Pedro na arte de amar e lutar, membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB.

Veja também

Future-se: a não-solução para um falso problema | Margarida Salomão

No correr dessa semana, o MEC apresentou aos Reitores das Universidades Federais e, depois, à sociedade, uma proposta que, alegadamente, equacionaria o financiamento da educação superior e, ao mesmo tempo, reforçaria a autonomia acadêmica. Considerados desapaixonadamente os fatos, o projeto Future-se ( sic) não faz nem uma coisa nem outra.

Comente com o Facebook