Home / Temas / Brasil / Resenha: Um bispo contra todas as cercas – A vida e as causas de Pedro Casaldáliga

Resenha: Um bispo contra todas as cercas – A vida e as causas de Pedro Casaldáliga

Por Daniel Seidel*

 

Em tempos sombrios, quando os direitos humanos fundamentais são questionados e ameaçados, o contato com a historiografia do Bispo Pedro Casaldáliga é como um bálsamo para recobrar a esperança. Essa é a experiência que ocorre quando nos dedicamos à leitura do livro “Um bispo contra todas as cercas: a vida e as causas de Pedro Casaldáliga”, de Ana Helena Tavares.

Conhecer os caminhos percorridos, com muitas dificuldades e coragem, e os temas que ocuparam as preocupações de um ser humano frágil e valente como Pedro, contribui para descoberta de novas trilhas para superar as trevas dos tempos atuais. A luta firme e decidida, feita com poesia e ternura, revela os tons não contraditórios necessários à resiliência de hoje. Alimenta nossa utopia como horizonte, que sempre se afasta a cada passo que damos em direção a ela. Mas é justamente para isso, nos ensina Galeano, que serve a utopia: para nos fazer andar!

O livro pode ser comprado nesse link

Daniel Seidel, discípulo de Pedro na arte de amar e lutar, membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB.

Veja também

Salve Cícero Lourenço, aqueles ainda tratados como sem cidadania te saúdam para sempre

"Salve Cícero Lourenço. Os alagoanos ainda tratados como sem cidadania te saúdam", homenagem do Repórter Nordeste ao companheiro Cícero Lourenço, liderança sindical.

Comente com o Facebook