Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Resoluções JDS – Eleições Municipais e Candidaturas Jovens 2012

Resoluções JDS – Eleições Municipais e Candidaturas Jovens 2012

215398Resolução aprovada no Ativo Nacional de Juventude da DS, realizado entre 4 e 8 de abril, em Fortaleza.

As eleições municipais de 2012 colocam para o PT a necessidade de mais uma vez afirmar em âmbito local programas que se relacionem com a atualização política do Partido e o Modo Petista de Governar.

O 4° Congresso do PT, que tomou um rumo à esquerda inédito nos últimos 10 anos, voltou-se para sua organização interna e definiu pela presença de 20% de jovens nos cargos de direção e na limitação de mandatos parlamentares, abrindo a possibilidade de uma renovação geracional e de quadros em nosso Partido.

Nesse sentido, a construção de candidaturas jovens para os cargos proporcionais deve ser prioritária para a JPT no período eleitoral, pois ajuda a criar uma identidade com os/as jovens de nossas cidades e a conectá-los com os processos partidários. Tais candidaturas devem primar por projetos programáticos e menos personalistas, renovando a cultura que tem levado o PT a construir candidaturas com alto custo e que geram feudos eleitorais e não candidaturas comprometidas com o nosso programa. Devemos constituir campanhas militantes, criativas, colaborativas e, por fim, contribuir para organizar uma agenda municipalista de juventude.

Devemos ainda aproveitar esse processo para disputar os valores da juventude por meio de um novo programa e estratégia que dialoguem com suas especificidades e os/as organize em torno dos princípios da solidariedade, do respeito e da construção coletiva, nos tornando referência de atuação para a juventude.

Além disso, os/as Secretários/as Municipais de Juventude do PT devem envolver-se diretamente nos processos de construção das candidaturas majoritárias, garantindo que as políticas públicas de juventude estejam no centro do debate e que os/as jovens petistas estejam inseridos na construção das campanhas.

 

Veja também

Paineis reúnem especialistas para explicar avanço da extrema-direita no mundo | Henrique Nunes

Iniciativa do Centro de Análise da Sociedade Brasileira da FPA, o CASB, terá quatro mesas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook