Mais artigos na 14ª Revista DS. Nesta edição, Michael Löwy explora a relação entre Karl Marx e a ecologia, destacando como suas ideias fundamentam o ecossocialismo. Embora Marx não tenha escrito diretamente sobre questões ambientais, ele denunciou os impactos negativos do capitalismo na natureza, especialmente a “ruptura metabólica” entre sociedade e meio ambiente.
Ernest Mandel reflete sobre a importância da esperança no marxismo, apoiando-se nas categorias de Ernst Bloch, como o Ainda Não e o Real Possível. Ele argumenta que a luta socialista não deve se basear apenas na análise das condições materiais do presente, mas na capacidade de imaginar futuros possíveis.
Nessa toada, Juarez Guimarães analisa a esperança como princípio político ativo para enfrentar a crise da esquerda e o avanço da extrema direita, propondo estratégias como o fortalecimento da relação entre socialismo e democracia e a denúncia do neoliberalismo
Cristina Vieceli e Marilane Teixeira abordam a invisibilidade do trabalho reprodutivo e de cuidados na teoria econômica tradicional, evidenciando sua centralidade na reprodução do capitalismo. As autoras analisam a crise dos cuidados e apresentam políticas públicas latino-americanas, como o Sistema Nacional Integrado de Cuidados do Uruguai, que busca reduzir essa desigualdade.
Por fim, Tatau examina a trajetória do feminismo no Partido dos Trabalhadores (PT), destacando a participação das mulheres na construção do partido. O artigo discute os desafios para inserir o feminismo na agenda partidária e reafirma a relação entre feminismo e socialismo, sintetizada na frase: “Não há socialismo sem feminismo”, e analisa a luta das mulheres petistas por políticas públicas e por maior protagonismo nas decisões políticas.
Confira já:
De Karl Marx ao Eco-Marxismo | Michael Löwy (leia aqui)
Devemos Sonhar – Antecipação e Esperança como Categorias do Materialismo Histórico | Ernest Mandel (leia aqui)
A Esperança é uma Moralidade Revolucionária | Juarez Guimarães (leia aqui)
Entre Lutas e Conquistas: Construindo Feminismo no PT | Tatau Godinho (leia aqui)
A economia feminista e reprodução social: uma análise conceitual e histórica dos trabalhos reprodutivos não remunerados e de cuidados | Cristina Pereira Vieceli e Marilane Teixeira (leia aqui)