Notícias
Home / Temas / Classes Trabalhadoras / Rumo à Conferência Nacional Popular de Educação | Marlei Fernandes

Rumo à Conferência Nacional Popular de Educação | Marlei Fernandes

Organizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), a II CONAPE acontece entre os dias 15 a 17 de julho, em Natal no Rio Grande do Norte. O espaço será composto por entidades nacionais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação. 

“Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer,

há sempre o  que ensinar, há sempre o que aprender.” 

Paulo Freire

Organizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), a II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) é hoje o maior movimento democrático educacional de formulação, debates, propostas para a educação brasileira como também de definições políticas para o atual momento histórico. O FNPE é composto por entidades nacionais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação, constituído em diálogo permanente com fóruns pelos estados. Atualmente é formado por mais de 40 (quarenta) entidades nacionais.

Com o propósito de mobilizar todos os setores e segmentos da educação nacional dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988, do PNE e de um projeto de Estado que garanta educação pública com a mais ampla abrangência, de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para toda à população, estamos consolidando uma plataforma comum de lutas pela educação no País.

Após um ano inteiro de conferências populares, – com etapas municipais, intermunicipais, regionais, estadual, distrital, livres e temáticas, reunimos professores(as), funcionários(as) de escola, mães, pais, estudantes, agentes sociais, sindicatos, centrais sindicais, federações, confederações, associações educacionais, Universidades, Institutos Federais, partidos, governos populares, gestores(as) populares, parlamentares, militantes de todo o país para reafirmar a defesa da educação pública, debater amplamente o texto base proposto pelo FNPE e acolher as contribuições de todos os setores e segmentos nos aproximamos da etapa nacional da Conferência que ocorrerá de 15 a 17 de julho de 2022, em Natal no Rio Grande do Norte.

Será um grande ato político popular, e porque não dizer, um grande grito popular de que a Educação Existe, Resiste e Persiste apesar do governo Bolsonaro e de diversos governos estaduais e municipais alinhados à política de destruição da escola e da desvalorização e retirada de direitos das(os) Educadoras(es). 

O tema da Conape 2022 é Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es, – reafirmamos nosso projeto educacional para o país. Com o lema: Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire, – resgatamos a esperança, a pedagogia crítica e a participação democrática popular.

A partir destes serão organizados os debates e discussões nos eixos. São eixos temáticos da Conape 2022:

  • Eixo I – Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o polpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira.
  • Eixo II – PNE, planos decenais, SNE, políticas setoriais e direito à educação. 
  • Eixo III – Educação, direitos humanos e diversidade: justiça social e inclusão. 
  • Eixo IV – Valorização dos/as profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde. 
  • Eixo V – Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social. 
  • Eixo VI – Construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE.

Iniciaremos a Conape com uma grande Marcha em defesa da educação, teremos também a apresentação de trabalhos, muita cultura, carinho e luta, o que é próprio do nosso dia a dia na educação. As plenárias coletivas da  Conape serão transmitidas em diversos canais, portanto, é uma tarefa nacional, coletiva e militante participar também de forma online.

Viva a Educação Brasileira!

Viva a CONAPE!

 

Marlei Fernandes é vice-presidenta da CNTE, da App Sindicato, da CUT Paraná e militante da Marcha Mundial das Mulheres

Veja também

Lula sobe quatro pontos e pode vencer em primeiro turno, aponta pesquisa BTG/FSB

Enquanto Lula tem 45% das intenções de voto, todos os outros candidatos somam 46%. Levantamento …

Comente com o Facebook