Notícias
Home / Memória / Samuel Pinheiro Guimarães, presente!

Samuel Pinheiro Guimarães, presente!

Perseguido desde a ditadura militar, Samuel marcou sua carreira diplomática pela coragem de assumir posições independentes.

Foto: Felipe L. Gonçalves

O embaixador e ex-ministro Samuel Pinheiro Guimarães foi um dos principais formuladores e executores da política externa altiva e ativa dos governos do PT. Foi secretário-executivo do Ministério das Relações Exteriores e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos nos dois primeiros governos Lula e Alto Representante-Geral do Mercosul, no primeiro governo Dilma Rousseff. Militante e filiado ao PT, foi também assessor da bancada do partido no Senado Federal, sempre defendendo a soberania nacional e a integração regional.

Perseguido desde a ditadura militar, Samuel marcou sua carreira diplomática pela coragem de assumir posições independentes. Em 2001, foi o primeiro diplomata brasileiro a denunciar a Alca, apontando a relação de subserviência aos Estados Unidos que a proposta representava para o Brasil demais países da América Latina.

No Itamaraty, implantou o sistema de cotas para negros e negras no concurso do Instituto Rio Branco, que dá acesso à carreira diplomática. Como professor do Instituto, inspirou e formou toda uma nova geração de diplomatas brasileiros. Sua contribuição para o país e para a integração da América Latina é inestimável.

O PT expressa condolências à família de Samuel Pinheiro Guimarães, amigos e amigas, ex-alunos e incontáveis admiradores deste grande brasileiro.

Samuel Pinheiro Guimarães, presente!

Brasília, 29 de janeiro de 2024

Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

Veja também

Da política de valorização ao arcabouço fiscal: ponderações sobre a regra proposta de reajuste do salário mínimo

A nota de economia número 8, intitulada “Da política de valorização ao arcabouço fiscal: ponderações …

Comente com o Facebook