Neste último sábado, 3 de junho, a Democracia Socialista de Novo Hamburgo realizou um seminário de formação no Plenarinho da Câmara Municipal. O evento contou com a presença de mais de 60 militantes.
Estiveram presentes dirigentes dos sindicatos dos bancários, dos metalúrgicos, das sapateiras e sapateiros, ativistas dos movimentos populares, feministas e antirracistas da cidade e da região.
A atividade contou com a presença do vereador de Novo Hamburgo, Ênio Brizola e do vereador de Ivoti, Jair Vier. Também esteve presente a presidenta do PT de NH, Clarita Souza, além de lideranças de Dois Irmãos, Campo Bom, Estância Velha e Ivoti.
Os debates tiveram início com a discussão sobre a “História e Desafios do PT”. O companheiro Raul Pont foi o painelista e apresentou uma reflexão sobre os 43 anos de história do Partido, as contribuições da DS ao PT e os problemas e desafios que enfrentamos nos dias atuais.
Em seguida foi apresentado um painel sobre Ecossocialismo e Luta Pela Igualdade, onde se refletiu sobre o programa e as tarefas dos socialistas e ecossocialistas hoje. A pauta foi apresentada pela histórica liderança do movimento ecologista gaúcho, Arno Kayser, com os militantes do movimento antirracista Eduardo Tamborero e Pérola Sampaio, além da ex-dirigente do CPERS Sindicato e Secretária das Coordenações Regionais da Executiva do PT Gaúcho, Iris de Carvalho.
As discussões, coordenadas pela militante antirracista e pelos direitos das crianças e adolescentes, companheira Joseane Vaz e pela militante feminista, Jorgia Seibel, foram um momento importante para a construção de uma alternativa popular para Novo Hamburgo e região.
Ao final das discussões foi aprovada a realização de um novo debate que deve acontecer nos próximos meses.