Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Seminário Reflexões sobre 1917: Repensar um século de socialismo

Seminário Reflexões sobre 1917: Repensar um século de socialismo

O quarto encontro do Seminário Reflexões sobre 1917: Repensar um século de socialismo, será realizado na quinta-feira, dia 23 de novembro, e contará com a participação de Tatau Godinho, socióloga, ex-secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Presidência da República e militante da Marcha Mundial das Mulheres, e Raul Pont, professor, ex-deputado e ex-prefeito de Porto Alegre, que debaterão o Partido e novas formas de participação.

Promovido pelos mandatos da vereadora Sofia Cavedon, deputado estadual Jeferson Fernandes, deputados federais Elvino Bohn Gass e Pepe Vargas, o penúltimo encontro do Seminário será  às 19h, no auditório do SindBancári@s – Rua Gen. Câmara, 424 – Centro Histórico – Porto Alegre. O último evento do Seminário será no dia 14 de dezembro.

Partido e novas formas de participação será o debate em pauta. Conforme apresentação do Caderno 4 Opção Socialista, que orienta o conteúdo dos encontros, “Vimos que os Partidos não desapareceram e as disputas nas sociedades de democracia representativa passam por suas formas tradicionais. Como combiná-las? Como reinventá-las? Ou, o desafio é maior e exige mais inovação e outras formas que já apontem para uma democracia participativa. Esse é o debate”.

Nesta edição a publicação traz os textos: A construção partidária no atual período histórico, de Martin Mosquera; Reflexões sobre a “questão do partido”, de Pierre Rousset; e Novo período histórico e a questão do partido roteiro para um debate estratégico, de Carlos Henrique Árabe e Nalu Faria.

O Seminário

No primeiro encontro do Seminário sobre os 100 anos da Revolução Russa, Paulo Visentini e Eduardo Mancuso, discorreram sobre o centenário da Revolução Russa. No segundo encontro, Flavio Koutzii, Arno Augustin, e Marilane Teixeira debateram a Crise do Capitalismo – Crise Civilizatório. No terceiro, Nalu Faria, Margarida Salomão e Enéas de Souza, debateram Novas estratégias para o século XXI com enfoque nas questões de gênero e da ecologia.

Para a próxima edição estarão presentes:  Miguel Rossetto, Tereza Campello, Aniger Ribeiro e Carlos Henrique Árabe.

Calendário
14 de Dezembro – Quinta-feira – 5º Debate – Reflexões sobre o Socialismo

Assista aqui:
Primeiro encontro:

Seminário: A Revolução Russa de 1917

Posted by Jeferson Fernandes on Friday, September 1, 2017

Segundo encontro:

Assista ao Vivo – Seminário REFLEXÕES SOBRE 1917- Novas estratégias para o século XXI

Posted by Democracia Socialista PT on Thursday, October 26, 2017

Terceiro encontro: 

Assista ao Vivo – Seminário REFLEXÕES SOBRE 1917- Novas estratégias para o século XXI

Posted by Democracia Socialista PT on Thursday, October 26, 2017

Veja também

O que nos dizem as pesquisas sobre o desempenho do governo Lula?

Pesquisas recentes dos institutos Quaest, Atlas, e IPEC foram amplamente noticiadas pela mídia, abrindo margem …

Comente com o Facebook