Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Vai saber o que acontece em Minas Gerais…

Vai saber o que acontece em Minas Gerais…

1570895VINNICIUS MORAES

Por muito tempo, Minas Gerais foi a “terra da liberdade”. Não é mais!

A mudança começou logo nos primeiros meses do mandato de Aécio Neves como governador. Desde então, as práticas de controle sobre o conteúdo veiculado na imprensa mineira, estabelecidas no período em que governou o estado, de 2003 a 2010, não se dissiparam e, ainda hoje, críticas ao senador e atual candidato à Presidência da República não são admitidas nos veículos tradicionais de comunicação.

As ações para consagrar a censura no estado se materializam por meio de diferentes formas de pressão, em que se destacam a farta verba publicitária destinada pela Administração aos veículos de comunicação, ações judiciais para os críticos e outros modos de intimidação e retaliação, que incluem o afastamento e a demissão de profissionais da imprensa.

Dessa maneira, uma nuvem carregada paira sobre os meios de comunicação, impedindo cidadãos e cidadãs de receberem informações fiéis ao que de fato acontece em Minas Gerais. A enorme dívida do estado, as ações que arrocham os servidores que atuam junto à população, a escalada da violência que atormenta o povo mineiro, as medidas que sucateiam a educação e a saúde públicas em Minas Gerais, entre tantos outros descalabros, passam distantes do noticiário, enquanto peças publicitárias oficiais propagadas diariamente nos jornais impressos, emissoras de rádios, portais de notícias e canais de televisão, apresentam aos mineiros e mineiras um estado bem diferente daquele em que vivem.

Aprofundando a prática opressora, o ex-governador ingressou recentemente na Justiça com ações contra sites de busca e a rede social Facebook, para proibir links, perfis, páginas, e tudo mais que eventualmente o relacionasse, por exemplo, à ação em que foi acusado de não aplicar, durante a sua gestão no governo de Minas Gerais, o mínimo determinado pela Constituição Federal para a área da Saúde. Os seus pedidos foram negados pela Justiça.

Nesse contexto de liberdade cerceada, alguns fatos ocorridos em Minas Gerais tornam-se conhecidos somente a partir de veículos de comunicação produzidos em outros estados. E, mesmo assim, por mais jornalisticamente relevantes que sejam as questões publicadas, algumas não são repercutidas por grande parte da imprensa mineira.

Por isso, não espanta o dado atestado por pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha neste mês de agosto, de que a maioria dos mineiros (64% dos entrevistados) não tomou conhecimento da construção de um aeroporto na cidade de Cláudio, com recursos do governo estadual, em área que pertencia a um parente do então governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

Contudo, há esperança e, apesar da mordaça que sufoca homens e mulheres em Minas Gerais, é preciso fazer ecoar por todas as regiões do estado um grito de liberdade. Por uma imprensa livre, por uma sociedade livre!

 

* Vinnicius Moraes é jornalista e blogueiro – www.vinniciusmoraes.com.br

Veja também

Paineis reúnem especialistas para explicar avanço da extrema-direita no mundo | Henrique Nunes

Iniciativa do Centro de Análise da Sociedade Brasileira da FPA, o CASB, terá quatro mesas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook